Conceitos de design:

a simplicidade na criação de peças

Carlos Motta, Designer



FILIPE SEGUIR
OUTROS PROJETOS DE FILIPE Cadeira Alpes e Cadeira Aro
OUTROS PROJETOS DESTE CURSO Banquinho Guigo

O PROJETO

Cadeira Alpes e Cadeira Aro

29 de Março de 2017 1 0
Fiquei muito sensibilizado com o curso. Apesar de não trabalhar atualmente com nada parecido, pretendo migrar futuramente para uma área de design. Logo depois do curso comecei a colocar ideias no papel.
Sou apaixonado por arte e deve ser por isso que nessas primeiras criações o apelo estético esteja mais presente.
A intenção era criar no espectador um estranhamento sobre o que estava na frente dele: é uma cadeira ou é uma escultura?
Queria que o espectador fosse movido pela curiosidade e "descobrisse" a peça, interagindo com ela e quando finalmente identificasse seu uso sentisse uma sensação de conquista, de orgulho de si mesmo além do conforto.
As duas peças tem como ponto de partida esse desejo.

A primeira cadeira chamei de Alpes. Ela é baseada na estética e decoração e paisagem montanhosa escandinava, predominante clara.
Foi pensada como uma cadeira para relaxar, ler um livro ou revista e por isso é levemente inclinada que de costume.
Ela é formada por três triângulos lembrando os cumes de montanhas. Para os materiais escolhi madeira pinus e um ponto de cor na lateral de laminado azul acinzentado no triângulo formado pela linha do encosto e do assento.
Outro ponto de cor é a mesa lateral em laminado cinza escuro que pode ser encaixada a cadeira, mudando não só a estética como a usabilidade.

A segunda cadeira de balanço chama-se Aro em referência a seu formato, composta por dois grandes aros unidos na parte superior. Para o material foi pensado o aço ou alumínio em cor dourada. O assento e o encosto são uma peça única que lembra o formato de uma rede feito de cordão (?) cinza.

Aqui são esboços e não tem pretensão de rigor técnico que reconheço ainda preciso aprender.
Adoraria que o mestre Carlos Motta pudesse ver e me dar dicas e direcionamento.
Um forte abraço


O que você achou deste projeto?

Deixe aqui a sua mensagem