Se você se interessa pela cultura maker e tem vontade de saber como criar um laboratório de fabricação digital, também conhecido como Fab Lab, este é o seu curso.
Heloisa Neves, co-fundadora da We Fab, traz um panorama das principais etapas que envolvem a implementação de um Fab Lab.
A rede Fab Lab é uma comunidade aberta de makers, cientistas, engenheiros, artistas, educadores, estudantes, amadores e profissionais de todas as idades localizados em mais de 78 países em aproximadamente 1.000 Fab Labs. De laboratórios comunitários a centros de pesquisa avançados, os Fab Labs compartilham o objetivo de democratizar o acesso às ferramentas de invenção técnica e colaborar com uma mudança de cultura em diversas áreas.
No Brasil a rede teve início em 2012 e hoje muitas instituições e mesmo empreendedores isolados criaram ou têm vontade de criar um Fab Lab. Mas, por onde começar? Por ser uma estrutura bastante horizontal e colaborativa, não existe um modelo fixo ou mesmo etapas marcadas que te garantirão o sucesso na abertura de um espaço como este.
O curso é dividido em 12 aulas online, que reúnem informações úteis e compartilham dicas e conhecimentos adquiridos durante o tempo em que Heloisa vem trabalhando com a rede Fab Lab.
Os tópicos abordados no curso são:
- Como a rede teve início;
- Carta de Princípios: The Fab Charter;
- Tipos de Fab Lab: Acadêmico, Profissional e Público;
- Modelo Econômico;
- Inventário de máquinas e demais itens;
- Organização do Espaço;
- Profissionais: Guru e Fab Manager;
- Treinamento: Fab Academy;
- Projetos da rede;
- 10 Passos para se criar um Fab Lab;
"Muito bom treinamento, claro, simples e que passa por todos os pontos importantes. Grato pela iniciativa de compartilhar esse conhecimento! Parabéns!"