Cultura maker:

como criar um Fab Lab

Heloisa Neves, Criadora



CONTEÚDO DO CURSO

12 vídeos 01h 42m Acesso ilimitado por 12 meses 12

Se você se interessa pela cultura maker e tem vontade de saber como criar um laboratório de fabricação digital, também conhecido como Fab Lab, este é o seu curso.

Heloisa Neves, co-fundadora da We Fab, traz um panorama das principais etapas que envolvem a implementação de um Fab Lab.
A rede Fab Lab é uma comunidade aberta de makers, cientistas, engenheiros, artistas, educadores, estudantes, amadores e profissionais de todas as idades localizados em mais de 78 países em aproximadamente 1.000 Fab Labs. De laboratórios comunitários a centros de pesquisa avançados, os Fab Labs compartilham o objetivo de democratizar o acesso às ferramentas de invenção técnica e colaborar com uma mudança de cultura em diversas áreas.
No Brasil a rede teve início em 2012 e hoje muitas instituições e mesmo empreendedores isolados criaram ou têm vontade de criar um Fab Lab. Mas, por onde começar? Por ser uma estrutura bastante horizontal e colaborativa, não existe um modelo fixo ou mesmo etapas marcadas que te garantirão o sucesso na abertura de um espaço como este.
O curso é dividido em 12 aulas online, que reúnem informações úteis e compartilham dicas e conhecimentos adquiridos durante o tempo em que Heloisa vem trabalhando com a rede Fab Lab.

Os tópicos abordados no curso são:
- Como a rede teve início;
- Carta de Princípios: The Fab Charter;
- Tipos de Fab Lab: Acadêmico, Profissional e Público;
- Modelo Econômico;
- Inventário de máquinas e demais itens;
- Organização do Espaço;
- Profissionais: Guru e Fab Manager;
- Treinamento: Fab Academy;
- Projetos da rede;
- 10 Passos para se criar um Fab Lab;





Heloisa Neves Criadora

Co-fundadora da We Fab, cujo objetivo é o de impulsionar e conectar a cultura maker com empresas, adaptando o conceito de Fab Labs e Makerspaces a este contexto. É membro da rede internacional de Fab Labs desde 2012 quando se graduou pelo Fab Academy no Fab Lab Barcelona. Colaborou com Fab Labs europeus, além de ser uma das responsáveis pela implementação da rede Fab Lab no Brasil. Desde seu doutorado em Design pela FAU - USP dedica-se a entender como o movimento maker poderia se aprofundar em metodologias e práticas como Prototipagem, Colaboração e Agilidade aplicadas à mudança de 'mindset' e criação de novos produtos e serviços para grandes empresas. Heloisa é professora do Insper, possui livros e artigos sobre o assunto e foi palestrante do Ted-X falando sobre a cultura maker.