Design gráfico:

exercícios para elaboração de linguagem visual

Gustavo Piqueira, Designer



CHRISTIAN GUSTAVO SEGUIR
OUTROS PROJETOS DE CHRISTIAN GUSTAVO Identidade Visual The Red
OUTROS PROJETOS DESTE CURSO Capa do livro Um Coração Simples

O PROJETO

Um Coração Simples (em Evolução)

06 de Feveiro de 2016 3 0
Gustave, um grande amigo, me lançou um desafio. Criar diversas capas diferentes para um mesmo conto escrito por ele, intitulado, Um Coração Simples. Ele me falou que ao final das 09 capas, ele me contaria em que - de fato - inspirou a personagem principal de Madame Bovary. Mas só se eu criasse 09 capas diferentes e com estilos diferentes.

Capa 01: Visão Objetiva
Aqui, está a primeira, como ele me pediu. Direta, objetiva, sem meio termos. E esta é a interpretação que faço do conto para a minha primeira capa, para esta mulher chamada Felicidade, que ao trancar o coração partido pela perda do homem que amava, transformou o seu amor em ajuda ao próximo, em conquistar a afeição da família da casa onde trabalhava e cuidava. Em resumo, uma mulher de coração simples que sai de sua terra para cuidar da casa de uma senhora na cidade de Pont-l Évêque.

Capa 02: Visão Subjetiva
Nesta, apresento minha interpretação do momento da morte de Felicidade, um coração simples transformado em espírito santo na forma de um papagaio.

Capa 03: Demandas Objetivas
Para a terceira capa, um mix de Illustrator e Photoshop. Desenhei o nome Flaubert no primeiro e editei no segundo. Dando um aspecto de imagem que vai se dissolvendo como o espirito de Felicidade.

Capa 04: Condições Adversas
Nesta, apenas adicionei um fundo com cores tropicais na capa 03 para atender a demanda do Gustave de deixar a capa mais tropicalizada.

Capa 05: Limitação como Parâmetro
Na capa em cor única offset, criei o coração no Adobe Illustrator e depois, no Photoshop, finalizei a capa. Na outra, em silk, primeiramente, desenhei todos os elementos - Nome e autor do livro e o coração, utilizando o aplicativo Paper 53, exportei para o illusrtrator para vetorizar e montar a capa.

capa 06: Recursos de produção como solução gráfica
Para compor a capa, foram criadas 9 lâminas com imagens impressas em acetato transparente. Os quatro elementos (coração, chave, cruz, papagaio) representam a história da personagem principal, Felicidade. No Gif, as lâminas posicionam-se da última até a primeira lâmina contendo o nome do autor e o título do livro. (PS. Como o sistema aqui do curso não aceitou o GIF que eu coloquei, segue link para visualização da capa:
http://www.thered.com.br/images/thered/estudante/saibala/Capa06b.gif

capa 07: Síntese
Nesta, concentrei a capa em dois elementos: coração e chave como representantes do afeto e do cuidado que Felicidade oferece. A própria chave forma uma cruz, como elemento que representa a morte de Felicidade.

capa 08: Público
Para criar a capa para o público adolescente, de 13 a 17 anos, criei um coração pixelizado que lembra jogos de video game.

capa 09: Objetos de casa
Para a última capa, fotografei uma pena e um coração de pelúcia vermelhos que tenho em meu escritório. Manipulei as imagens no Photoshop e construí a capa.


O que você achou deste projeto?

Deixe aqui a sua mensagem