Design gráfico:

exercícios para elaboração de linguagem visual

Gustavo Piqueira, Designer



GUILHERME SEGUIR
OUTROS PROJETOS DE GUILHERME Projeto de capa - Um coração simples -
OUTROS PROJETOS DESTE CURSO Beribazu evento 2018

O PROJETO

Projeto de capa - Um coração simples -

30 de Setembro de 2016 11 1
Projeto de criação de capa do livro UM CORAÇÃO SIMPLES - Gustave Flaubert

1º exercício - visão objetiva - Um coração simples - com base no briefing
Esta é a minha primeira criação da capa do livro Um Coração Simples, com base apenas no briefing.
Também pesquisei na internet e notei que algumas imagens de Felicidade sempre havia a presença do papagaio, e a frase que me marcou no resumo foi da "encontra sua apoteose no momento em que seu papagaio de estimação paira sobre seu leito de morte como se fosse o Espírito Santo".
Decidi ir por este caminho por se tratar de um momento forte no enredo.
---------

2º exercício - visão subjetiva -
Após a leitura do conto, com base no que eu senti com a leitura deste livro, decidi ter um olhar sobre a personagem principal. Através da imagem abstrata da capa, ao mesmo tempo lembra a beira do mar onde Virginia foi levada para nadar, tons de azul acinzentado, remetendo ao ambiente bucólico/litorâneo e calmo, bem ao fundo um rosa que me transmite a singeleza da pessoa de Felicidade.

Outra visão para as pinceladas desconexas é a de Felicidade, por ser uma pessoa pouco culta, por tudo que passou, as situações adversas e a falta de entendimento e sentido, mas pouco questionadora, simples.
O título pequeno e introvertido, assim como Felicidade.
---------

3ºexercício - demanda objetiva
Para se tornar claro de qual conto de Flaubert se trata, utilizei uma pintura retratando Felicidade e o papagaio para que o público reconheça à primeira vista. Acrescentei um efeito halftone para atualizar o estilo da arte, assim como a tipografia do nome do autor, são fontes clássicas, porém com itálicos para dar uma dinâmica ao projeto e não "envelhecer" ou desatualizá-lo. Optei por manter Felicidade por trás do nome do autor, apenas com os olhos à vista por ela ser uma pessoa simples, introvertida, sem a intensão de ser o personagem principal, apenas um coadjuvante em sua própria história.
--------

4ºexercício - condições adversas
Capa esta condição, a opção mais tropical deste conto é o papagaio. Aproveite este personagem para recriar a capa. Mantive as mesmas fontes do projeto anterior
--------

5ºexercício A - limitação gráfica - 1 cor silk
Para esta capa decidi utilizar um papel no estilo craft, em um tom escuro (precisaria confirmar com gráfica se isso é possível) e criei uma ilustração em uma cor sólida. O título ficou na região do coração por motivos óbvios.



O que você achou deste projeto?

Deixe aqui a sua mensagem



Bruno Canto Carlos

Excelente ! Parabéns !

04 de Outubro de 2016