Design thinking:

uma abordagem para criar soluções relevantes

Luis Alt, Designer



CLÉCIA SEGUIR
OUTROS PROJETOS DE CLÉCIA Antes de confirmar pense... To certo(a) disso?
OUTROS PROJETOS DESTE CURSO O uso da metodologia na inovação no processo comercial do time de Healthcare Solutions

O PROJETO

Antes de confirmar pense... To certo(a) disso?

02 de Julho de 2018 0 0
Um dos principais focos da área é pensar na experiência do usuário. As equipes pesquisam discutir novas maneiras de apresentar seus produtos, focados não só no que há de mais moderno em termos tecnológicos, mas também em sistemas que atendam suas necessidades em todos os detalhes – interface, usabilidade, conforto, etc.
Precisamos de ferramentas que se antecipem aos problemas que o usuario possa enfrentar lá na frente, para isso é necessário um estudo minucioso focado nas suas expectativas e anseios. Devemos proporcionar aos usuarios ferramentas com inteligencia suficiente em detectar situações futuras, de acordo com a ação realizada e que possa alerta-lo no momento da ação o que a execução pode influenciar nos demais sistemas, procedimentos de trabalho e etc..
Para isso é necessário um estudo de todas as possibilidades de ações mal realizadas, mal pensadas e que possam gerar algum transtorno ao usuario, se ela for realizada. Esse estudo dever ser realizado com o apoio de uma equipe especializada em suporte ao usuarios, que já tenham experiencia e vivencia em caso críticos e que já passaram por esse tipo de situação, onde as más notícias foram dadas por eles. Juntamente com analistas de sistemas e desenvolvedores especializados e principalmente o apoio daqueles que serão beneficiados, ou seja, os usuarios.
Acredito que muitos usuarios já passaram por situações que muitas vezes eles se perguntaram... "Poxa, por que o sistema não me alertou disso?!?!". Portanto, a participação deles é fundamental para uma visão macro. Acredito que tanto os analistas quantos os usuarios, terão muitas histórias pra contar e muitas ideias pra compartilhar.
Segue um exemplo abaixo (baseado em fatos reais...rs)
Exemplo: Em um certo momento um usuario deseja desentranhar um documento de um processo, porem por engano ao invés de selecionar apenas aquele processo, acabou selecionando vários. No momento de apertar o botão para confirmar o processo o sistema informa: "Deseja mesmo desentranhar 100 documentos selecionados do processo 2018/4848?" Lembrando que, para inserir novamente os documentos, deverá inserir um de cada vez e caso não tiver mais os documentos disponíveis no seu computador, o mesmo ficará faltando no processo em questão.
O exemplo acima já ocorreu diversas vezes no dia a dia dos usuários, já peguei caso que a usuaria ligou chorando e quando recebeu a resposta, chorou mais ainda... A coitada realizou o procedimento por "engano".



O que você achou deste projeto?

Deixe aqui a sua mensagem