Design thinking:

uma abordagem para criar soluções relevantes

Luis Alt, Designer



PHILLIPE SEGUIR
OUTROS PROJETOS DE PHILLIPE Diário organizacional e avaliativo docente
OUTROS PROJETOS DESTE CURSO Redução de esforço na movimentação de materiais

O PROJETO

Diário organizacional e avaliativo docente

19 de Novembro de 2018 0 0
A atividade do professor vai muito além de dar aula. Tarefas como: criar planejamento escolar, criar atividades, corrigir provas, realizar avaliações, reuniões pedagógicas, entre outras atribuições que demandam muito tempo e organização. Além de tudo isso, a cada bimestre, o professor precisar disponibilizar um relatório avaliativo de cada aluno, contendo informações sobre o desempenho acadêmico em todas as atividades realizadas.

Ao realizar uma pesquisa qualitativa, foi constatado que uma das dificuldades do professor é registrar de forma rápida e objetiva o desempenho de cada aluno durante a realização das tarefas, levando em consideração que cada turma possui em média 20 alunos, o registro escrito compromete o acompanhamento do professor ao observar, interagir e registrar de forma rápida e eficiente a perfomance dos educandos durante as aulas. Tais informações servirão como insumo para gerar o relatório bimestral de desempenho de cada aluno, porém, como não há um repositório ou algo que facilite o preenchimento diário pelo o professor, as informações acabam se perdendo e o relatório do aluno não sai com a fidelidade que deveria.

Como proposta, a ideia é criar um aplicativo onde o professor irá cadastrar todo o planejamento anual, definir quais são os objetivos em cada disciplina e cadastrar os seus alunos. Após o cadastro, a cada fim de aula, o mesmo utilizará o app para registrar as informações por aluno, exemplo: João na disciplina de Matemática atingiu os objetivos: [ x ] Desenvolveu o conceito numérico [ x] Estabeleceu conceitos: Todo, parte, igual e diferente. Além de escrever informações observadas durante as atividades.

Ao chegar na data de gerar o relatório bimestral, o professor utilizaria o app para visualizar o que foi registrado para o aluno e com as informações registradas elaborar o documento de avaliação bimestral de forma mais assertiva.


O que você achou deste projeto?

Deixe aqui a sua mensagem