Ensaios fotográficos:

narrativa e discurso em um conjunto de imagens

Iatã Cannabrava, Fotógrafo



CONTEÚDO DO CURSO

12 vídeos 01h 12m Acesso ilimitado por 12 meses 153

No mundo atual, no qual todos têm acesso a uma câmera e milhares de fotografias são produzidas diariamente, fazer apenas uma boa imagem deixou de atestar o caráter de profissionalismo atribuído a um fotógrafo.
Nesse contexto, a questão da edição passa a ser fundamental, e fica evidente que somente quem souber editar seu material atingirá o status de produzir uma obra e de ser, de fato, autor. É aqui que os ensaios fotográficos entram como uma ferramenta de discurso aprofundado de um fotógrafo: um conjunto de imagens com unidade temática e formal, que através de uma narrativa, expressam o olhar, os pontos de vista e as críticas de um artista.

Nesse curso, entenda a teoria de produção de um ensaio fotográfico, e acompanhe o fotógrafo, professor e produtor cultural Iatã Cannabrava em um exercício prático realizado no Capão Redondo, zona sul de São Paulo, no qual explora todas as peculiaridades e dificuldades que envolvem esse tipo de trabalho.





Iatã Cannabrava Fotógrafo

Iatã Cannabrava é fotógrafo, curador e agitador cultural. Atualmente desenvolve trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles. Tem dois livros publicados: Casas Paulistas (2000) e Uma Outra Cidade (2009). Suas fotografias integram as coleções Pirelli/Masp, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva e MAM/São Paulo, e estão publicadas em oito livros de autoria coletiva. É coordenador do Festival Internacional de Fotografia de Paraty e do Fórum Latino- Americano de Fotografia de São Paulo.