História da moda através da arte:

da pré-história à idade média

Lorenzo Merlino, Estilista



CONTEÚDO DO CURSO

13 vídeos 01h 30m Acesso ilimitado por 12 meses 53

Se você se interessa por moda e história da arte e tem vontade de aprender mais sobre a relação entre esses dois campos, este é o seu curso.

Lorenzo Merlino, estilista de moda e acadêmico especializado em história da arte, traz uma série de cursos nos quais analisa os diversos aspectos que conectam as duas disciplinas, completamente interligadas e interdependentes.
O curso é dividido em 13 aulas online que irão demonstrar as relações entre ambas, analisando a evolução da arte e da moda de uma maneira breve, porém marcando os pontos essenciais e importantes. Esse primeiro conjunto de aulas abordará o período histórico que vai da Pré-História ao Império Bizantino.

- Acompanhe a análise de obras e itens históricos do ponto de vista artístico e vestimental, passando pela Pré-História, Antigo Egito, Mesopotâmia, Civilização Cretense, Civilização Grega, Império Romano, Antiguidade Tardia e Império Bizantino;
- Entenda a influência que mudanças políticas, econômicas e sociais exerceram na história dos vestuários e nos esquemas de representação artísticos;





Lorenzo Merlino Estilista

Com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou o SPFW, sendo o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, quando Madonna adquiriu um vestido seu. Licenciou seu nome para diversas marcas como Le Postiche, Vizzano, Diadora, Speedo, Gendene, Havaianas, Rainha, Nike, VR Menswear, Riachuelo e Chilli Beans. Foi eleito o melhor figurinista de óperas do Brasil com a ópera Eugene Onegin durante a Temporada 2015 do Theatro Municipal de São Paulo. Professor na FAAP, no MASP, no MAM, na Escola São Paulo, na Casa do Saber, na Unibes Cultural e no SESC. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestrando em História da Arte pela UNICAMP.