Lettering:

fundamentos básicos

Rafael Costa, Designer e Ilustrador



WELLINGTON LUIZ SEGUIR
OUTROS PROJETOS DE WELLINGTON LUIZ Projeto de Lettering para convite de casamento
OUTROS PROJETOS DESTE CURSO CAMINHO NATURAL

O PROJETO

Projeto de Lettering para convite de casamento

16 de Agosto de 2017 2 0
A foto de capa é o Lettering que produzi com a ajuda do curso para nosso convite de casamento. No começo desse ano, resolvi produzir um lettering personalizado com meu nome e de minha esposa. O resultado na capa deste projeto já está vetorizado.

Uma das maiores dificuldades é produzir os swatches das letras de forma criativa e ao mesmo tempo harmoniosa.

Reassisti o curso neste mês e resolvo fazer o exercício escrevendo meu nome.

No primeiro lettering (primeira imagem), busquei inverter a inclinação, e isso me dificultou algumas letras porque eu estava acostumado com a inclinação à direita. Gostei do resultado, mas acho que o "W" precisa ser melhor resolvido. Não sei se a haste direita dele contribuiu para hamonizar com as demais letras. Um ajuste na barriga do "g" deixou um espaço maior que o ideal, seria ajustado na edição digital.

O segundo lettering (segunda imagem) foi com uma letra no mesmo estilo do convite, fiz uns adornos mas na verdade não gostei e os tiraria na edição digital. Notei que sempre faço todas as letras para fazer os ajustes depois, o que prejudica na hora de ajustar a largura e faltar ou sobrar espaçamento dos lados. Gostei da interação da letra "g" com o "t". Este estilo me agrada muito, principalemente quando inclinado ou em forma de arco.

O que mais me agradou do o terceiro (terceira imagem) por causa de sua natureza mais reta. Mantive a angulação à direita e busquei deixar os traços mais angulares, ficou com um tom gótico, de bico de pena na minha opinião. O "e" deu muito trabalho e não achei bem resolvido, a haste descendente do "g" também poderia ser melhor, mas gostei. O "o" precisa ter uma definição, talvez baseando-se mais no "g".

Preciso ter mais paciência para estudar referências de outros profissionais, além de voltar a estudar tipografia. O conteúdo da faculdade já se esvaiu e na época eu não estava focado nisso e nem tinha conhecimento sobre lettering.


O que você achou deste projeto?

Deixe aqui a sua mensagem