Marketing de moda:

novas práticas para um mercado em transformação

André Carvalhal, Head de Marketing



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O PROJETO

Estudo de Caso - AHLMA

09 de Dezembro de 2018 0 0
? Missão, valores e posicionamento da marca.
A missão da AHLMA é tornar-se “trampolim” para uma cultura de moda que
seja mais amigável para com os seres humanos e o meio ambiente, de
maneira a criar uma marca mais aberta e responsável.
Seus principais valores são: reduzir a quantidade, focando na qualidade;
garantir o tempo adequado para criar, produzir e se relacionar; buscar
soluções inovadoras para a indústria de moda; permitir o empoderamento por
meio da moda; incentivar a produção sob demanda.
Para além de uma marca de moda, a AHLMA posiciona-se como um estúdio
criativo, marcando presença em festas, palestras, cursos, editoriais,
entrevistas etc.

? Tagline da marca
Moda com propósito.

? Mix de produto e core business
A AHLMA vende praticamente todos os produtos de vestuário, desde
camisas a acessórios.
Seu core business transpassa a venda de peças sustentáveis, uma vez que a
marca também atua como um estúdio criativo, com o objetivo de criar moda
para todxs, de maneira responsável e consciente.

? Proposta para co-branding: Insecta Shoes
Sabendo que a AHLMA já realiza diversas parcerias para a criação de
coleções, seria interessante uma criação colaborativa entre a AHLMA e a
Insecta Shoes, que produz sapatos, bolsas e acessórios veganos. Os
produtos que seriam criados para a coleção e levariam o nome de ambas as
marca motivariam um maior engajamento entre os clientes das duas e,
sabendo do resultado positivo das últimas parcerias feitas pela AHLMA
(principalmente com a Zerezes e a pantys), provavelmente a parceria com a
Insecta também geraria ótimos resultados.

? Experiência inovadora: presença de lojas pop-up em festivais
Tendo em vista que todas as lojas físicas são no Rio de Janeiro e,
recentemente, a marca fez uma parceria a artista Letrux, seria interessante a
presença de lojas pop-up em festivais de música independentes do Brasil,
como por exemplo o Festival Bananada e o Festival Vaca Amarela, que
ocorrem na cidade de Goiânia.

? Conclusão, pontos fortes e fraquezas
A AHLMA, já é, por essência, a marca de todxs, justamente por sugerir que
sigamos a nossa própria essência em vez de sermos reféns das tendências.
As ações coletivas propostas pela marca são, com certeza, um de seus
principais pontos fortes. Um de seus diferenciais, entretanto, é justamente a
comunicação integrada da marca, que de fato permite o engajamento dos
clientes e cria fãs da marca.
Uma das fraquezas é a falta de lojas físicas em todos os estados do Brasil.
Entretanto, o e-commerce auxilia a quebrar essa barreira. As lojas pop-ups
em festivais, por exemplo, também poderiam contribuir para fortalecer a
marca no restante do país.


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