Minha Conta

Menu

Área do Cliente

Carrinho

Nenhum produto no carrinho.

Ensaios fotográficos

imagens e construção de fotolivros
Presentar
Categoria:

Transforme seu aprendizado em uma jornada!

Os cursos da Saibalá foram organizados em um formato mais completo e engajador. Conheça a nossa jornada de aprendizado.

O mercado de cursos oferece hoje uma ampla gama de opções para quem procura especialização. Mas como fazer a melhor escolha para seu tempo e investimento? Com o objetivo de oferecer uma experiência de ensino mais completa e engajadora, a Saibalá reuniu seus cursos em unidades interconectadas.

Nasceram, assim, as jornadas de aprendizado. Desenvolvidas com técnicas inovadoras, as nossas jornadas são comandadas por profissionais experientes e treinados para oferecer uma visão ampla e objetiva sobre sua área de interesse, com o dinamismo que você precisa.

Impulsione sua carreira com conteúdo de alta qualidade e um formato adaptado à sua rotina!

O que você vai aprender:

Conclua o curso para produzir um ensaio de fotolivro.

Se você curte fotografia e tem interesse em aprender mais sobre a produção de ensaios para fotolivros, este é o seu curso.

Max Pam, premiado fotógrafo australiano, compartilha sua visão e abordagem sobre a prática de produção de ensaios fotográficos e fotolivros. Através de sua vasta experiência na área, Pam ilustra como enxerga as relações com os ambientes e as pessoas que fotografa, além de discutir os temas da fotografia pseudo documental, da direção de modelos em ensaios sensuais e do processo de desenvolvimento de fotolivros.
O curso é dividido em 17 aulas online que irão demonstrar como é possível aliar o repertório e a vivência pessoal de cada fotógrafo ao registro de pessoas, culturas e lugares para construir trabalhos originais.

– Conheça a visão, a abordagem e os métodos de trabalho de Max Pam na fotografia;
– Saiba como construir uma relação colaborativa com modelos para tornar um ensaio sensual mais leve, fluído e natural;
– Veja como Max Pam enxerga o caminho para a construção de trabalhos autênticos e originais na fotografia;
– Entenda o que é a técnica da fotografia pseudo documental e como utilizá-la para enriquecer um projeto;
– Acompanhe o processo e as práticas de Max Pam em relação às etapas de produção, edição e publicação de um fotolivro;

Para quem?

Fizemos esse curso para quem deseja aumentar o leque de possibilidades na fotografia, ensinando como é feita a produção de um ensaio de fotolivros.

Fotógrafos

Produzir um ensaio sempre pode ser um desafio, mas sempre é uma carta na manga para quem gosta de registrar fotos produzidas, e o curso se aplica para os fotolivros.

Veja o que nossos alunos falam

Conheça o professor

Max Pam

Fotógrafo há mais de 40 anos, Max Pam possui uma identidade única, expressada através de um mix de fotografia e autobiografia.

No aspecto fotográfico de seu trabalho, combina um interesse pela representação instantânea e o “momento decisivo” pseudo-documental, com outras formas de documentação, como imagens de pequenas lembranças, desenhos e relatos escritos de seu cotidiano.

Seu primeiro livro “Going East: Twenty Years of Asian Photography” (1992) ganhou o prestigioso prêmio europei “Prix du Livre” e seu mais recente trabalho “Atlas Monographs” (2009) recebeu o prêmio internacionnal “Photo Book Prize” de 2010, na Photoespana em Madrid.

PREPARAMOS UM CURSO QUE ABORDA DE FORMA PRÁTICA A PRODUÇÃO DE UM ENSAIO DE FOTOLIVRO

Confira tudo o que você vai aprender:

Ensaios fotográficos: imagens e construção de fotolivros

Saiba o que está por trás da produção de um fotolivro.

  • Nesta aula, conheça um pouco sobre Max Pam, premiado fotógrafo australiano que atua na profissão desde os 16 anos. Pam trabalha em suas obras o conceito de autobiografia, e ressalta a existência de diferentes versões de trabalho decorrentes do processo criativo único de cada fotógrafo.
  • Pam fala sobre o contato visual, algo que faz parte constante do nosso dia a dia, e como ele influencia sua dinâmica de trabalho na fotografia. Ele ressalta a importância de se colocar como um turista no ambiente fotografado, e de agir com naturalidade para criar uma relação de intimidade com o público. Além disso, comenta sobre a importância de se divertir e se conectar com o público para que a fotografia funcione.
  • Construir uma relação com seus modelos é essencial, pois o contexto emocional torna a captura de imagens íntimas muito mais fáceis. Max Pam compartilha sua visão a respeito dessa interação, na qual seria necessário estabelecer uma relação colaborativa, onde os modelos oferecem mais do que as fotografias, eles oferecem amor.
  • Max Pam discorre sobre a ética no trabalho fotográfico, a importância de possuir permissões para o uso de imagens, especialmente para imagens de nu e o equilíbrio entre o que é eticamente correto e o que é confortável para os fotografados.
  • A originalidade está dentro de cada um. Max Pam fala sobre a importância de olhar para dentro e descobrir aquilo que é único, estranho e diferente dentro de você, para que isso possa ser traduzido em seu trabalho através da linguagem visual. Só assim é possível conseguir um trabalho verdadeiramente autêntico
  • Max Pam fala sobre a ideia de pseudo documentário, uma nova forma de fotojornalismo, onde imagens posadas se mesclam às imagens espontâneas para contar uma história completa. A técnica permite recriar momentos que ocorreram, mas que não foram capturados e até mesmo ampliar o sentido e a mensagem por trás de simples imagens, desde que as poses mantenham a essência de quem está sendo fotografado.
  • Ainda sobre pseudo documentários, é importante ter em mente que a cena posada deve ser totalmente possível e natural dentro do contexto, ao invés de forçada. O modelo tem de se sentir relaxado e à vontade.
  • Max Pam recomenda que fotógrafos iniciantes usem câmera de filme para criar uma carreira, mas afirma que, após 45 anos trabalhando com este tipo de equipamento, uma máquina digital, leve e prática, traz ótimos resultados para o que ele busca.
  • A caminho de uma ilha paradisíaca de Paraty, Max Pam fala sobre como a locação e o ambiente são parte essencial da fotografia, pois ajudam a criar o contexto por trás da imagem e a situar as pessoas nas diferentes culturas, contando a história dos modelos e trazendo força para o trabalho do fotógrafo.
  • Max Pam compara o trabalho de campo com o comportamento de um turista, destacando a importância do fotógrafo querer estar naquele lugar e naquele momento mesmo sem uma câmera, cujo uso deve intensificar a noção de “ser um turista”.
  • O formato do fotolivro também se mostrou importantíssimo para que o australiano pudesse criar uma linguagem visual para se conectar com um público, através de uma dinâmica bastante diferente de uma exposição.
  • O fotógrafo explica porque do seu ponto de vista a narrativa não é crucial para esse tipo de projeto, traçando comparações entre os graus de storytelling encontrados em casos tradicionais de fotojornalismo, em filmes e em nossa própria vida.
  • Max Pam comenta sobre a cultura de fotolivros e sobre a forma como os fotógrafos estão constantemente reinventando o jeito como o mundo é retratado, destacando como isso pode ser um ponto de partida para despertar o próprio questionamento visual.
  • O fotógrafo conta sobre a experiência de adotar esse mesmo exercício para fazer suas próprias experimentações criativas, com fotografia ou não.
  • Para falar sobre o processo de edição de um fotolivro, Max Pam compartilha sua própria angústia de começo de carreira, quando tinha uma dificuldade muito grande de saber o que era forte e o que não era bom em seu trabalho.
  • Max Pam fala sobre sua experiência com a publicação de fotolivros, evidenciando suas frustrações com relação à realidade desse mercado editorial, ao mesmo tempo em que destaca os pontos positivos do processo.
  • Projeto: O projeto pessoal examinará a prática de criação de um pequeno livro durante um período de tempo finito, determinado pelo participante. Cada sessão de trabalho de campo com a câmera durante esses dias, poderá levar à uma área particular de interesse.

Ensaios fotográficos

imagens e construção de fotolivros
Presentar
Categoria:
Falar com a Saibalá