Se imagine em uma entrevista de emprego, o entrevistador diz que gostou da conversa, mas há muitos candidatos na concorrência, então ele faz aquela pergunta clássica: “Por que eu deveria escolher você?”
Por que eu deveria escolher você? Por que eu deveria escolher você? Por que eu deveria escolher você?
A pergunta fica ecoando na sua cabeça e você não sabe a resposta.
As marcas vivem essa eterna entrevista.
E a maioria também não tem uma resposta.
Os profissionais por trás da marca não conseguem entender e vender seu diferencial para o mercado, não conseguem fidelizar os clientes nem manter a demanda.
Então recorrem a abaixar os preços, sacrificando sua margem de lucro para sobreviver à concorrência.
Mas nesse mesmo mercado temos as “lovemarks”, aquelas marcas bem construídas, com uma identidade forte, como é o caso da Apple.
Dificilmente você não conhece pelo menos uma pessoa que seja apaixonada pela Apple, que não troca por nenhuma outra marca e que é só a empresa lançar um novo produto que ela quer comprar.
Isso porque a Apple cria uma conexão tão profunda com seus clientes que eles se tornam fãs. Verdadeiros advogados da marca.
É o cliente sonho de toda empresa: aquele que a defenderá, comprará seus produtos primeiro, permanecerá fiel, recomendará a marca (mesmo quando não perguntarem) e pagará mais, com prazer, pelos produtos e serviços oferecidos por ela.
Esse é o poder do branding.
Veja o quanto as pessoas estão lucrando com ele:
Milhares de pessoas podem oferecer seu produto ou serviço, mas ninguém faz isso como você.
Você tem uma proposta única de valor, a sua visão, o seu conhecimento, o seu jeito de fazer.
O branding te leva para um lugar onde não tem concorrência, porque ninguém é igual a você.
Para quem saber como construir a imagem de uma marca, produto ou serviço relacionado ao mundo da moda, separe um tempo para fazer esse curso.
Estudantes ou profissionais que queiram expandir seus conhecimentos de branding.
Empreendedores que querem começar já criando uma marca forte.
Designers e diretores de arte que querem se especializar em identidade de marca.
Excelente o curso, me abriu muito a visão para minha marca , obrigada!
O curso é ótimo, o conteúdo perfeito, claro, rico e relevante. Os vídeos são bonitos e os lugares muito bem escolhido. Parabéns !
"O curso é muito leve, a maneira como foi abordado é muito interessante, dá vontade de continuar, compensa muito o investimento."
Curti muito, sou fascinada pela Farm, acompanho todas as novidades relacionadas a comunicação da marca. Estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso e sem dúvidas o curso foi fundamental para me direcionar e entender ainda mais desse universo. Valeu Carlos, Valeu Saibalá
Mario Narita possui MBA pela Berlin School em Creative Leadership, formado em Propaganda e Publicidade na ECA/USP, recebeu uma bolsa de estudos no Japão pela Japan Package Design Association e trabalhou em grandes agências como: Norton, Alcântara Machado Periscinoto, Proeme, DPZ, SAO e MPM. No início de 1998, abriu a sua própria agência e ao longo da sua trajetória construiu um portfolio de inquestionável respeito.
Publicitário, empreendedor e atua há mais de 22 anos no mercado de Design. É sócio de um dos principais escritórios de Design da América Latina, a Pande, agência na qual defende o papel estratégico do pensamento do Design e sua importância nas transformações dos negócios no mundo atual.
Como conselheiro da Abedesign – Associação Brasileira de Empresas de Design – esteve à frente dos principais movimentos do setor ao longo dos últimos 15 anos.
Mentor e investidor em startups, é cofundador da Tismoo (startup inovadora de biotecnologia voltada ao Autismo) e também cofundador e Advisory Board Member da Nindoo (startup de inteligência artificial).
É autor de “O Segredo de Ebbinghaus” (2009), livro no qual apresenta uma visão integral sobre a gestão de valor de marca, demonstrando que os eventos econômicos são o resultado das ações concretas do ser humano, cuja intenção é sempre norteada pela ideia de valor e do mais recente livro “Descentralizada – Uma nova mentalidade” (2021).
Fred Gelli é cofundador e CEO da Tátil Design, consultoria estratégica que usa o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas, como Coca-Cola, Netflix, P&G, Natura e TIM.
Ao longo de sua trajetória de 30 anos, ele coletou mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, incluindo: iF Design Award, IDEA USA, D&AD e Cannes Lions. Participou como jurado em alguns dos mais importantes prêmios internacionais de design, como D&AD (2007), 55th Cannes Lions (2008) e Jury President no Dubai Lynx International Festival of Creativity (2016).
Sua mais recente conquista foi projetar as marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ™ e ser Diretor de Criação das Cerimônias Paraolímpicas de Abertura e Encerramento do Rio 2016 ™.
Em 2016 foi homenageado como comandante da Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura e premiado com Design Profissional pela ABP – Associação Brasileira de Publicidade. No mesmo ano, também foi considerado pela Design Week um dos 10 Designers Mais Influentes do Mundo.
Em 2014, Fred foi incluído no ranking da Fast Company das 100 Mais Criativas do mundo e a Tátil foi uma das 10 empresas mais inovadoras da América do Sul.
Há 18 anos, Gelli leciona Ecodesign e Biomimética na PUC Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais relacionados a Design, Branding e Sustentabilidade
Para conhecer mais trabalhos do Fred Gelli e Tátil Design, confira: https://tatil.com.br/
Carlos Mach é Gerente de Branding da Farm.
Formado em Comunicação e Especialista em Direção de Arte, sempre foi apaixonado por moda, e ousou ao bater de porta em porta no mercado de moda com um portfólio fictício de construção de marcas. Escolheu esta área por necessidade de desmistificar o significado do branding, que era visto como o trabalho da imagem da marca, de forma limitada, não abrangendo sua cultura.
Começou a carreira como freelancer, desenvolvendo o trabalho de comunicação integrada para diferentes empresas.
Em sintonia com Kátia Barros e Marcello Bastos, sócios fundadores da Farm, Carlos viu a possibilidade de utilizar o branding como um instrumento poderoso para contar a história de um ideal e manter o compromisso com a verdade da marca.
Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da Greco Design, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais. Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil.
Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, integrando a direção nacional da Abedesign.
É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2013.
Para conhecer mais trabalhos realizados pelo escritório da Greco Design, confira: https://grecodesign.com.br/
E para conferir todos os prêmios já recebidos pelo escritório na direção do Gustavo Greco, acesse: https://grecodesign.com.br/sobre/
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