Para quem desenvolve arte urbana e sabe a importância da arte em locais públicos.
Produtores
Para produtores que querem realizar ideias de impacto aprendendo com referências do mercado.
Designers
Os designers sempre estão em contato com a criação de peças gráficas e projetos visuais. A série ajudará a construir soluções criativas e superar o obstáculo do famoso ''bloqueio criativo''.
o que você vai aprender
Planejamento
Planejamento fácil mesmo se você odeia planilhas e tabelas.
Captar recursos
Como captar recursos para realizar seus projetos.
Ferramentas
Ferramentas para promover seu projeto com criatividade e chamar atenção.
O dia a dia
Conheça a rotina de profissionais que já trabalham há anos nessa área e sabem o que funciona e o que não funciona.
Mario Narita possui MBA pela Berlin School em Creative Leadership, formado em Propaganda e Publicidade na ECA/USP, recebeu uma bolsa de estudos no Japão pela Japan Package Design Association e trabalhou em grandes agências como: Norton, Alcântara Machado Periscinoto, Proeme, DPZ, SAO e MPM. No início de 1998, abriu a sua própria agência e ao longo da sua trajetória construiu um portfolio de inquestionável respeito.
Ronald Kapaz
“É na forma do objeto que se revela o conteúdo do sujeito.”
Ao longo de 40 anos de prática profissional, pude vivenciar dois importante ciclos de aprendizagem pessoal. Nos primeiros 20, experimentei e aprendi quase tudo que o Design pode fazer enquando tangibilizador de conceitos e ideias em forma. Nos outros 20, tive a felicidade de conviver com as mais iluminadas cabeças de empreendedores brasileiros, avançando no aprendizado da necessidade e potência do que vem antes do Design: a clara compreensão da identidade, visão e propósito de empresas e serviços. Hoje, tenho uma clara visão da força do Design como modo de pensar e agir no mundo, e da beleza que é poder desenhar com a cabeça e pensar com as mãos. Ponto, linha e plano continuam meus amigos de toda a vida, e ganham nova potência quando combinados com estratégia, onde desenhamos pontos de vista, linhas de raciocínio e planos de ação.
Ronald é Designer gráfico, formado em arquitetura pela FAU. Em 1979, junto com mais dois colegas de faculdade, fundou a Oz Design. O escritório, já premiado diversas vezes tanto nacional quanto internacionalmente, desenvolve estratégias através do Design, combinando os valores da experiência acumulada com a inquietação do espírito inovador.
Em 2020 deixou a Oz, e fundou a Playgroundlab
Gustavo Greco
Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da Greco Design, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais. Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil.
Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, integrando a direção nacional da Abedesign.
É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2013.
Para conhecer mais trabalhos realizados pelo escritório da Greco Design, confira: https://grecodesign.com.br/
E para conferir todos os prêmios já recebidos pelo escritório na direção do Gustavo Greco, acesse: https://grecodesign.com.br/sobre/
Ricardo Tatoo
Paulistano, formado em desenho industrial e pós graduado em direção de arte, Ricardo Tatoo, como é conhecido, foi um dos primeiros artistas a atuar com o “stencil-grafitti” no Brasil.
Já teve seu trabalho exibido em galerias de arte e em intervenções públicas e privadas do Brasil e da Europa, e acredita que a revolução vem pela educação, direcionando sua arte para o contexto social. Como diretor de arte, desenvolveu a linguagem visual de campanhas, desfiles, eventos e marcas importantes de moda, como a grife Cavalera.
Baixo Ribeiro
Baixo Ribeiro estudou arquitetura e urbanismo na FAUUSP (1982-86). Em 2003 fundou a Editora e Galeria Choque Cultural e tem promovido com sucesso cena da Arte Urbana no Brasil e no mundo.
Trabalha regularmente, como curador de programas de residências, vivências, seminários, intervenções urbanas e exposições no Brasil e fora, em associações com instituições, como MASP, MINC, USP, APEX, CCBB, CCBNB, SESC entre outras.
Em 2012 recebeu o Prêmio APCA (prêmio ‘revelação’ Stephan Doitschinoff, na Exposição “De Dentro Para Fora”, no MASP, São Paulo). Em 2013, o Instituto Choque Cultural foi indicado para o Prêmio Governador do Estado, como Melhor Instituição Cultural. Em 2015, o Instituto Choque Cultural recebeu o Prêmio Melhor Tecnologia Social para o Ambiente Urbano da Fundação Banco do Brasil.
Cris Olivieri
Advogada com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais pela ECA-USP e Mestrado em política cultural pela ECA-USP. Master em Administração das Artes pela Universidade de Boston (USA), com bolsa Virtuose do Ministério da Cultura.
Diretora da Olivieri e Associados Advocacia, atuando na área de consultoria para cultura, comunicação e entretenimento há 30 anos. Co-autora do Guia Brasileiro de Produção Cultural, editado desde 2007, e última edição “Cidades” em 2016, e autora do livro “Cultura Neoliberal – Leis de incentivo como política pública de cultura”. Integrante do Fórum Brasileiro de Direitos Culturais e da Comissão das Artes da OAB/SP.
Heloísa Neves
Co-fundadora da We Fab, cujo objetivo é o de impulsionar e conectar a cultura maker com empresas, adaptando o conceito de Fab Labs e Makerspaces a este contexto. É membro da rede internacional de Fab Labs desde 2012 quando se graduou pelo Fab Academy no Fab Lab Barcelona. Colaborou com Fab Labs europeus, além de ser uma das responsáveis pela implementação da rede Fab Lab no Brasil. Desde seu doutorado em Design pela FAU - USP dedica-se a entender como o movimento maker poderia se aprofundar em metodologias e práticas como Prototipagem, Colaboração e Agilidade aplicadas à mudança de 'mindset' e criação de novos produtos e serviços para grandes empresas. Heloisa é professora do Insper, possui livros e artigos sobre o assunto e foi palestrante do Ted-X falando sobre a cultura maker.
Daniele Torres
Daniele Torres é museóloga, com pós-graduação em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial. Ao longo de sua carreira especializou-se nas leis de incentivos fiscais, na gestão de equipamentos e ONGs culturais, no planejamento estratégico e na captação de recursos.
Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004, além de professora e coordenadora no Cultura e Mercado desde 2013. Membro do júri do Prêmio ABERJE de Comunicação Empresarial 2015 e 2016, leciona também para a Escola Aberta do Terceiro Setor e para o SENAC-SP. Atualmente é também diretora-gerente, estatutária, do Instituto AES.
André Rabanea
André Rabanea, brasileiro, foi para Lisboa com 21 anos para passar 3 meses e acabou ficando até os dias de hoje (18 anos). Fundou a Torke, que foi a mais premiada agência de marketing de guerrilha do mundo e neste período foi parte do júri dos principais festivais de criatividade incluindo Cannes, D&AD, EL OJO, ADCE, entre muitos outros. Considerado um empreendedor em série, já teve mais de 10 empresas nas áreas de inovação, disrupção e criatividade espalhadas pelo globo (Brasil, Portugal, Turquia, Bélgica e Qatar).
Em 2014 na Torkecc criou a metodologia IDEATORS, validada pela Harvard University e descrita pela instituição como uma "evolução do design thinking".
Hoje em Portugal, está focado em levar a metodologia Ideators para pessoas e empresas que procuram ser mais criativas através da co-criação.
Luís Alt
Sou fundador e um dos responsáveis pela operação brasileira da Livework, a primeira consultoria de Design de Serviço do mundo, criada em Londres em 2001. Concebi o primeiro curso de Design Thinking da América Latina, ativo até hoje no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM São Paulo. Escrevi o best-seller Design Thinking Brasil, o primeiro livro sobre o assunto escrito em português. Sou também um dos fundadores do capítulo brasileiro da Service Design Network, rede global de Design de Serviço, para a qual tenho servido como jurado do seu prêmio anual, Service Design Award, desde 2017. Desde 2018 estou no júri do Brasil Design Award organizado pela ABEDESIGN. Escrevo, ensino e falo sobre como inovar e prestar melhores serviços por meio do Design em português, espanhol e inglês pelo mundo.
Para conhecer mais os trabalhos do Luís Alt, acesse: https://luisalt.com/
Fred Gelli
Fred Gelli é cofundador e CEO da Tátil Design, consultoria estratégica que usa o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas, como Coca-Cola, Netflix, P&G, Natura e TIM.
Ao longo de sua trajetória de 30 anos, ele coletou mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, incluindo: iF Design Award, IDEA USA, D&AD e Cannes Lions. Participou como jurado em alguns dos mais importantes prêmios internacionais de design, como D&AD (2007), 55th Cannes Lions (2008) e Jury President no Dubai Lynx International Festival of Creativity (2016).
Sua mais recente conquista foi projetar as marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ™ e ser Diretor de Criação das Cerimônias Paraolímpicas de Abertura e Encerramento do Rio 2016 ™.
Em 2016 foi homenageado como comandante da Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura e premiado com Design Profissional pela ABP - Associação Brasileira de Publicidade. No mesmo ano, também foi considerado pela Design Week um dos 10 Designers Mais Influentes do Mundo.
Em 2014, Fred foi incluído no ranking da Fast Company das 100 Mais Criativas do mundo e a Tátil foi uma das 10 empresas mais inovadoras da América do Sul.
Há 18 anos, Gelli leciona Ecodesign e Biomimética na PUC Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais relacionados a Design, Branding e Sustentabilidade
Para conhecer mais trabalhos do Fred Gelli e Tátil Design, confira: https://tatil.com.br/
Jeito saibalá de ensinar:
Qualidade de cinema
Especialistas com diferentes pontos de vistas
Tornamos o complexo em simples
Aprenda no seu ritmo
Confira o programa completo
Preparamos uma Jornada com vários cursos para você desenvolver o seu olhar artístico!
Módulo 01
Identidade visual e o processo límbico: a conexão emotiva entre marcas e consumidores
Aprenda a se conectar emocionalmente com o seu consumidor e cultivar clientes apaixonados pela sua marca.
Conhecer um pouco do Parque de La Memoria, projeto feito para lembrar e homenagear os desaparecidos durante o período ditatorial na Argentina. É um museu a céu aberto com grandes obras de arte que transformam esse espaço em um dos principais memoriais da América Latina;
A função social de um fotógrafo.
Aprenda os 4 pilares do processo límbico através dos cases da Ambev, Dona Benta, Quaker, entre outros;
Módulo 02
Construção de marca: identidade, expressão e valor de mercado
Todos os conceitos e o passo a passo por trás da criação de uma marca;
Será que você está se comunicando com o seu consumidor da maneira certa?;
Aprenda a agir e interagir com o público de maneira assertiva.
Muito mais que um logotipo, aprenda a criar uma marca memorável.
Módulo 03
Identidade visual: construção e expressão da imagem de uma marca
Gustavo Greco, sócio e diretor de criação da Greco Design, uma das empresas mais premiadas do Brasil, compartilha os principais marcos da sua carreira;
Fundamentos para construção de uma identidade visual marcante;
Como trabalhar o posicionamento da marca, produto ou serviço perante os diferentes públicos.
Descubra como aumentar o valor da sua empresa trabalhando no desenvolvimento da sua identidade e expressão da sua marca.
Módulo 04
Grafite Stencil: arte urbana para todos
Processo de criação de um grafite;
A arte urbana como manifestação democrática;
A diferença entre pichação e grafite;
Passo a passo do processo de pintura;
Precificação do trabalho.
Como aproveitar diferentes plataformas para propagar ideias e criações de forma fácil
Módulo 05
Arte urbana e ativismo: transformando espaços públicos através da arte
Baixo Ribeiro, fundador da editora e galeria Choque Cultural, compartilha sua visão sobre o papel da arte na construção de um espaço público melhor;
O papel de museus e outras instituições artísticas na melhoria das cidades;
Distinções entre graffiti e grafite, reflexões sobre a flexibilidade dos espaços públicos e privados, explicação sobre as diversas linguagens que compõem o quadro contemporâneo da arte urbana.
Como a arte pode transformar lugares.
Módulo 06
Projetos Culturais: planejamento para iniciantes
Etapas de execução;
Como organizar um bom projeto cultural;
Saber qual a proposta que a empresa contratante precisa representar serve como guia na hora de escrever o projeto.
A organização por trás de grandes projetos culturais.
Módulo 07
Captação de recursos: projetos culturais
Elaboração do projeto e recursos necessários;
Como se dá o processo de captação de recursos: etapas fundamentais para seu desenvolvimento;
Como adequar o seu discurso e qual ênfase dar no seu projeto, dependendo da área em que ele será analisado;
Fidelização de patrocinadores.
Como funciona o processo de captação de recursos para um projeto cultural.
Módulo 08
Como criar uma FAB LAB: cultural maker
Tudo o que você precisa saber sobre a criação de uma FAB LAB;
A origem dos Fabs Labs;
Os passos necessários para quem decide criar um Fab Lab;
Como criar um laboratório de fabricação digital.
Módulo 09
Mão na massa no FAB LAB: cultural maker
Os 3 pilares de um FAB LAB: faça você mesmo, colaboração e autonomia;
Passo a passo para construir objetos como robôs, brinquedos, adesivos etc;
Começar a criar algo mais complexo e que envolva mais de uma tecnologia. Ou seja, um projeto que saia inteirinho de sua cabeça e que possa ser materializado num Fab Lab ou Makerspace.
Como começar a desenhar e fabricar seus objetos.
Módulo 10
Marketing de Guerrilha: ideias disruptivas que geram muito mais resultados
Como realizar divulgações gigantescas sem investir a verba requerida por veículos de mídias tradicionais;
Como fugir do senso comum e atingir os melhores resultados possíveis;
Acompanhe as ideias por trás de cases realizados para os canais FOX, Kibon, Rexona, Peugeot, Câmara de Lisboa, entre outros.
Aprenda com André Rabanea a metodologia Ideators, validada e descrita como “revolução do Design Thinking” pela universidade de Harvard.
Módulo 11
Design Thinking: uma abordagem para criar soluções relevantes
Aprenda com Luis Alt, criador do primeiro curso de Design Thinking da América Latina na ESPM e também autor do best seller Design Thinking Brasil, tudo o que você precisa saber sobre Design Thinking;
Como organizar insights e estimular a criatividade para desenvolver novas soluções;
Experimentação: Descobrir os erros e a viabilidade do projeto logo no início é essencial para evitar gastos desnecessários e feedback negativo do público-alvo ao qual se destina o produto ou serviço.
Aprenda com Luis Alt, Fundador da Livework no Brasil, a primeira consultoria de Design de Serviço do mundo, como desenvolver soluções criativas e aumentar os resultados da empresa.
Módulo 12
A natureza da inovação: biomimética para marcas e negócios do futuro
Fred Gelli traz cases de grandes marcas com as quais já trabalhou como Coca-Cola, Netflix, P&G e Natura, utilizando o design para criar conexões mais sustentáveis;
Aprender com a natureza funcionalidades inovadoras e capazes de sobreviver a um ambiente de mercado cujas crescentes adversidades exigem constante transformação e adaptação;
Abordar no Marketing um novo pensamento que saiba entrelaçar a dinâmica dos novos tempos com os atributos da marca.
Saiba mais sobre a ciência que enxerga os fenômenos da natureza como fontes de inspiração para a criatividade.
O que dizem alunos Saibalá:
Mônica Pereira
Excelente o curso, me abriu muito a visão para minha marca , obrigada!
Maria Cecilia Corsi
O curso é ótimo, o conteúdo perfeito, claro, rico e relevante. Os vídeos são bonitos e os lugares muito bem escolhido. Parabéns !
Pedro Fidelis
"O curso é muito leve, a maneira como foi abordado é muito interessante, dá vontade de continuar, compensa muito o investimento."
Monique Barth
Curti muito, sou fascinada pela Farm, acompanho todas as novidades relacionadas a comunicação da marca. Estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso e sem dúvidas o curso foi fundamental para me direcionar e entender ainda mais desse universo. Valeu Carlos, Valeu Saibalá
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.