Se você se interessa por cultura e tem vontade de saber mais sobre o planejamento e a elaboração de projetos culturais, este é o seu curso.
Cris Olivieri, advogada e consultora da área de cultura, traz uma discussão a respeito dos princípios básicos da elaboração de projetos culturais, abordando tanto questões importantes de planejamento quanto a própria redação dos projetos para submissão em editais públicos e privados.
O curso é dividido em 13 aulas online, que apontam como determinadas práticas de organização e comunicação podem aumentar as chances de aprovação financeira de um projeto cultural e de seu sucesso durante as fases de execução e gestão.
- Veja por que é preciso entender exatamente quais são as demandas estipuladas por um edital, desde suas regras e pré-requisitos até o alinhamento do projeto em relação à área de atuação do patrocinador ou à proposta oferecida pelo poder público, para que o projeto possa ser adequado de acordo com o ponto de vista e a necessidade de diferentes interlocutores;
- Entenda por que clareza e objetividade são fundamentais na redação de uma proposta de projeto cultural, e aprenda quais são as principais práticas de comunicação a serem seguidas para transmitir sua ideia na forma de texto, a partir do ponto de vista de quem vai ler o projeto;
- Veja exemplos de como projetos contendo orçamentos detalhados, modulares e atrelados à realidade, além da previsão de variáveis e acontecimentos futuros possuem maiores chances de atingir seu objetivo final e de garantir que o artista consiga executar sua ideia da melhor maneira possível;
- Saiba por que é preciso encarar o planejamento de um projeto como um processo sujeito à alterações, e entenda como o domínio do orçamento e a antecipação do inesperado fazem parte da função do gestor de projetos culturais;
"Vale a pena fazer este curso de Cris Olivieri. Todos os que gostam de cultura têm muito a aprender com as dicas da professora, que mostra que entende do assunto e passa as informações franca e claramente. Desde atender às exigências de um Edital público a se adequar ao que deseja o patrocinador privado, não é fácil produzir um espetáculo cultural, e muitas nuances devem ser consideradas por quem pretende enveredar por esta atividade tão notável. Mas com a Saibalá tudo se transforma numa experiência lúdica!"