Time lapse:

fundamentos e prática para um resultado profissional

Fabio Meirelles, Fotógrafo



CONTEÚDO DO CURSO

15 vídeos 01h 45m Acesso ilimitado por 12 meses 34

Acompanhar o desabrochar de uma flor, o degelo no Ártico ou a construção de um edifício subindo, em uma questão de meros segundos. Dentre uma das diversas maneiras possibilitadas pela fotografia para encapsular o tempo, está o time lapse.
A técnica, que consiste em acelerar uma sequência de imagens capturadas ao longo de intervalos fixos, comprime um período de passagem de tempo que foi registrado, permitindo visualizar movimentos e mudanças impossíveis de se observar a olho nu.

Nesse curso, o diretor e fotógrafo Fabio Meirelles aborda o passo a passo da técnica para quem busca compreender e dominar os conceitos essenciais à produção de um time lapse de qualidade profissional.
Passando por todas as etapas do processo, da escolha de câmeras, lentes e acessórios, ao tratamento de imagens de alta resolução em um software de edição, Meirelles explica a relação entre elementos técnicos como frame rate, velocidade do shutter e motion blur, ensina a evitar erros comuns como o flicker, e demonstra os truques dos profissionais como o twisted lens trick.
Além disso, o fotógrafo também indica aplicativos úteis para auxiliar nos cálculos e pré-produção, e mostra, na prática, como lidar com variáveis e desafios de captação em cenários desafiadores de produção.



Fabio Meirelles Fotógrafo

Fabio Meirelles começou sua carreira no audiovisual atuando em diversas produtoras de filmes de São Paulo. Formado pela ESPM, Fabio também estudou na Academia Internacional de Cinema e fez cursos na área em Barcelona. Em 2010, ao lado de sua irmã Marília, abriu a produtora Lado de Dentro, reconhecida como uma das pioneiras em produzir filmes de casamentos com linguagem cinematográfica. Desde então, a empresa colecionou trabalhos para clientes como Dove, Trident, Fiat, WBeer e Nestlé. Em 2016, Fabio e Marília passam a atuar como a dupla de diretores Irmãos Meirelles, realizando trabalhos na Bossanova Films para a campanha “Digitau” criada pela Agência Africa.