Mario Narita
Mario Narita possui MBA pela Berlin School em Creative Leadership, formado em Propaganda e Publicidade na ECA/USP, recebeu uma bolsa de estudos no Japão pela Japan Package Design Association e trabalhou em grandes agências como: Norton, Alcântara Machado Periscinoto, Proeme, DPZ, SAO e MPM. No início de 1998, abriu a sua própria agência e ao longo da sua trajetória construiu um portfolio de inquestionável respeito.
Ronald Kapaz
“É na forma do objeto que se revela o conteúdo do sujeito.”
Ao longo de 40 anos de prática profissional, pude vivenciar dois importante ciclos de aprendizagem pessoal. Nos primeiros 20, experimentei e aprendi quase tudo que o Design pode fazer enquando tangibilizador de conceitos e ideias em forma. Nos outros 20, tive a felicidade de conviver com as mais iluminadas cabeças de empreendedores brasileiros, avançando no aprendizado da necessidade e potência do que vem antes do Design: a clara compreensão da identidade, visão e propósito de empresas e serviços. Hoje, tenho uma clara visão da força do Design como modo de pensar e agir no mundo, e da beleza que é poder desenhar com a cabeça e pensar com as mãos. Ponto, linha e plano continuam meus amigos de toda a vida, e ganham nova potência quando combinados com estratégia, onde desenhamos pontos de vista, linhas de raciocínio e planos de ação.
Ronald é Designer gráfico, formado em arquitetura pela FAU. Em 1979, junto com mais dois colegas de faculdade, fundou a Oz Design. O escritório, já premiado diversas vezes tanto nacional quanto internacionalmente, desenvolve estratégias através do Design, combinando os valores da experiência acumulada com a inquietação do espírito inovador.
Em 2020 deixou a Oz, e fundou a Playgroundlab
Gustavo Greco
Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da Greco Design, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais. Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil.Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, integrando a direção nacional da Abedesign.É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2013.Para conhecer mais trabalhos realizados pelo escritório da Greco Design, confira: https://grecodesign.com.br/
E para conferir todos os prêmios já recebidos pelo escritório na direção do Gustavo Greco, acesse: https://grecodesign.com.br/sobre/
Ricardo Tatoo
Paulistano, formado em desenho industrial e pós graduado em direção de arte, Ricardo Tatoo, como é conhecido, foi um dos primeiros artistas a atuar com o “stencil-grafitti” no Brasil.Já teve seu trabalho exibido em galerias de arte e em intervenções públicas e privadas do Brasil e da Europa, e acredita que a revolução vem pela educação, direcionando sua arte para o contexto social. Como diretor de arte, desenvolveu a linguagem visual de campanhas, desfiles, eventos e marcas importantes de moda, como a grife Cavalera.
Baixo Ribeiro
Baixo Ribeiro estudou arquitetura e urbanismo na FAUUSP (1982-86). Em 2003 fundou a Editora e Galeria Choque Cultural e tem promovido com sucesso cena da Arte Urbana no Brasil e no mundo.Trabalha regularmente, como curador de programas de residências, vivências, seminários, intervenções urbanas e exposições no Brasil e fora, em associações com instituições, como MASP, MINC, USP, APEX, CCBB, CCBNB, SESC entre outras.Em 2012 recebeu o Prêmio APCA (prêmio ‘revelação’ Stephan Doitschinoff, na Exposição “De Dentro Para Fora”, no MASP, São Paulo). Em 2013, o Instituto Choque Cultural foi indicado para o Prêmio Governador do Estado, como Melhor Instituição Cultural. Em 2015, o Instituto Choque Cultural recebeu o Prêmio Melhor Tecnologia Social para o Ambiente Urbano da Fundação Banco do Brasil.
Cris Olivieri
Advogada com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais pela ECA-USP e Mestrado em política cultural pela ECA-USP. Master em Administração das Artes pela Universidade de Boston (USA), com bolsa Virtuose do Ministério da Cultura.
Diretora da Olivieri e Associados Advocacia, atuando na área de consultoria para cultura, comunicação e entretenimento há 30 anos. Co-autora do Guia Brasileiro de Produção Cultural, editado desde 2007, e última edição “Cidades” em 2016, e autora do livro “Cultura Neoliberal – Leis de incentivo como política pública de cultura”. Integrante do Fórum Brasileiro de Direitos Culturais e da Comissão das Artes da OAB/SP.
Heloísa Neves
Co-fundadora da We Fab, cujo objetivo é o de impulsionar e conectar a cultura maker com empresas, adaptando o conceito de Fab Labs e Makerspaces a este contexto. É membro da rede internacional de Fab Labs desde 2012 quando se graduou pelo Fab Academy no Fab Lab Barcelona. Colaborou com Fab Labs europeus, além de ser uma das responsáveis pela implementação da rede Fab Lab no Brasil. Desde seu doutorado em Design pela FAU - USP dedica-se a entender como o movimento maker poderia se aprofundar em metodologias e práticas como Prototipagem, Colaboração e Agilidade aplicadas à mudança de 'mindset' e criação de novos produtos e serviços para grandes empresas. Heloisa é professora do Insper, possui livros e artigos sobre o assunto e foi palestrante do Ted-X falando sobre a cultura maker.
Daniele Torres
Daniele Torres é museóloga, com pós-graduação em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial. Ao longo de sua carreira especializou-se nas leis de incentivos fiscais, na gestão de equipamentos e ONGs culturais, no planejamento estratégico e na captação de recursos.Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004, além de professora e coordenadora no Cultura e Mercado desde 2013. Membro do júri do Prêmio ABERJE de Comunicação Empresarial 2015 e 2016, leciona também para a Escola Aberta do Terceiro Setor e para o SENAC-SP. Atualmente é também diretora-gerente, estatutária, do Instituto AES.
André Rabanea
André Rabanea, brasileiro, foi para Lisboa com 21 anos para passar 3 meses e acabou ficando até os dias de hoje (18 anos). Fundou a Torke, que foi a mais premiada agência de marketing de guerrilha do mundo e neste período foi parte do júri dos principais festivais de criatividade incluindo Cannes, D&AD, EL OJO, ADCE, entre muitos outros. Considerado um empreendedor em série, já teve mais de 10 empresas nas áreas de inovação, disrupção e criatividade espalhadas pelo globo (Brasil, Portugal, Turquia, Bélgica e Qatar).Em 2014 na Torkecc criou a metodologia IDEATORS, validada pela Harvard University e descrita pela instituição como uma "evolução do design thinking".Hoje em Portugal, está focado em levar a metodologia Ideators para pessoas e empresas que procuram ser mais criativas através da co-criação.
Luís Alt
Sou fundador e um dos responsáveis pela operação brasileira da Livework, a primeira consultoria de Design de Serviço do mundo, criada em Londres em 2001. Concebi o primeiro curso de Design Thinking da América Latina, ativo até hoje no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM São Paulo. Escrevi o best-seller Design Thinking Brasil, o primeiro livro sobre o assunto escrito em português. Sou também um dos fundadores do capítulo brasileiro da Service Design Network, rede global de Design de Serviço, para a qual tenho servido como jurado do seu prêmio anual, Service Design Award, desde 2017. Desde 2018 estou no júri do Brasil Design Award organizado pela ABEDESIGN. Escrevo, ensino e falo sobre como inovar e prestar melhores serviços por meio do Design em português, espanhol e inglês pelo mundo.Para conhecer mais os trabalhos do Luís Alt, acesse: https://luisalt.com/
Fred Gelli
Fred Gelli é cofundador e CEO da Tátil Design, consultoria estratégica que usa o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas, como Coca-Cola, Netflix, P&G, Natura e TIM.Ao longo de sua trajetória de 30 anos, ele coletou mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, incluindo: iF Design Award, IDEA USA, D&AD e Cannes Lions. Participou como jurado em alguns dos mais importantes prêmios internacionais de design, como D&AD (2007), 55th Cannes Lions (2008) e Jury President no Dubai Lynx International Festival of Creativity (2016).Sua mais recente conquista foi projetar as marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ™ e ser Diretor de Criação das Cerimônias Paraolímpicas de Abertura e Encerramento do Rio 2016 ™.Em 2016 foi homenageado como comandante da Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura e premiado com Design Profissional pela ABP - Associação Brasileira de Publicidade. No mesmo ano, também foi considerado pela Design Week um dos 10 Designers Mais Influentes do Mundo.
Em 2014, Fred foi incluído no ranking da Fast Company das 100 Mais Criativas do mundo e a Tátil foi uma das 10 empresas mais inovadoras da América do Sul.Há 18 anos, Gelli leciona Ecodesign e Biomimética na PUC Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais relacionados a Design, Branding e SustentabilidadePara conhecer mais trabalhos do Fred Gelli e Tátil Design, confira: https://tatil.com.br/