Ensaios fotográficos:

narrativa e discurso em um conjunto de imagens

Iatã Cannabrava, Fotógrafo



COMUNIDADE novidades discussões

NOVIDADES

VEJA AQUI OS ÚLTIMOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS

Bibiana Silveiracriou um novo projeto10

Neste ensaio, exploro visualmente o campus da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, em Tandil, AR. Usando smartphone, aplicativo e um único filtro, retrato e, ao mesmo tempo, aproprio-me do espaço, enquanto o exploro e conheço.

Tandil| Desenvolvido por: Bibiana Silveira
Mariana Pinheirocriou um novo projeto20

Série de imagens criada em Janeiro de 2017 a espera de chuva em são José do Egito, sertão de Pernambuco. Nos último raios de sol do dia, foram feitos retratos da paisagem e personagens transeuntes que por ali estavam. Banhados de sol, energias de gratidão, pela terra vermelha ficou o rastro de retratos e andanças pelo Sertão.

ANDANÇAS NO SERTÃO, RETRATOS| Desenvolvido por: Mariana Pinheiro
Arthur Macfademcriou um novo projeto31

Memórias Marítimas. O projeto Memórias Marítimas propõe uma narrativa sobre a lembrança virtual da relação Homem-Mar e surge da necessidade de se preservar essa relação atemporal e tomar a tentiva de tornar-la atual em forma de lembranças-imagens. Nesse ensaio, procurei aproximar e alinhar elementos que nos conduzam a uma reflexão sobre atemporalidade do passado e que nos provoquem, como pequenos golpes de luz, um constante estado de recordação. Aos mergulharmos nesse reconhecimento, podemos notar alguns elementos que quase sempre se repetem, senão por casualidade, para podermos montar essa teia imagética em nosso interior. Porém, há sempre um objeto ou gesto que descobrimos ao re-olharmos, mudando a trajetória da narrativa, assim como o propósito de ser dessa relação da memória com um elemento tão familiar e místico como a água. Memórias Marítimas é um convite para repartimos o tempo e vivermos a nostalgia do passado\presente e nos deleitarmos com seu movimento. '..A alma não se apaga..'

memorias maritimas | Desenvolvido por: Arthur Macfadem
Adolfo Sonteriacriou um novo projeto40

O Projeto proposto de minha autoria e, para a conclusão do Curso Ensaios fotográfico , tem como premissa o contraste formal que se interliga com a unidade Temática,"Vida", de forma sutil, pois o mundo se apresenta muito atroz, a proposta de contemplação da serie tem o foco no Silêncio como forma de um dialogo interno, onde podemos estar em vários lugares ou em varias perspectivas e, nos mantermos conectados com o nosso silêncio interior, por que ele sempre nos da uma resposta de como se observar a Paz. Um Sábio, o Guerreiro, a musica, a alma, é a fonte de onde tudo vem ... "A Mulher " que tem o dom de trazer o homem a terra, de cuidar de sua vida e, dos filhos de seus próprios filhos, pois para o homem obter seus nutrientes em período de gestação, o mesmo precisa de água, que o nutre com diversos minerais da terra e, que da vida aos seres, para um guerreiro ser bem sucedido em uma guerra, se faz de fundamental importância o uso de água… Munido dessa força ele pode entrar em paz, pois senta a cada contato com a água, o toque de uma mulher, sua mãe, que o cuida até o momento da partida quando a vida se apresenta de forma ameaçadora e sem essa presença, mas a luta pela vida o traz uma nova perspectiva ao se banhar em uma nova água e com sorte poder saber que ali tem uma mulher, e a reminiscência de cuidar e dar continuidade a tudo tem um novo encontro com um mulher, não sua mãe mas agora a que ira gerar uma família , a sua família ... Com a Água e o Som das Águas o mundo nasce novamente como uma magnifica colheita que foi arada, a terra e, fecundando semente e mais uma vez, regada pela água. Adolfo Santos Sonteria

Uma Perspectiva de Vida| Desenvolvido por: Adolfo Sonteria
Diego Machadocriou um novo projeto20

Um exercício sobre cores e sobre tentar tornar o banal um ponto de partida para abstrações, referenciar pessoas através de seus objetos.

Cor Lavada| Desenvolvido por: Diego Machado