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Branding na moda

Se você se interessa pelo mundo do branding com uma pegada voltada para moda, este é o seu programa.

Assista o trailer compre agora!

Para quem
indicamos?

Estilistas

Quem já trabalha ou tem experiência com a moda, o programa ensina a como unir construção de imagem e moda, o que pode ser um diferencial de mercado.

Comunicadores

A construção do branding é algo que os comunicadores precisam ter conhecimento, pois ajuda a desenvolver projetos e campanhas que estejam alinhados com a marca.

Empreendedores do mundo da moda

Se você já empreende ou pretende empreender, o programa mostra como a construção de branding é essencial para a competitividade existente no mercado.

o que você vai aprender

Autoconhecimento da marca

Descubra a importância do autoconhecimento para as marcas, reconhecer seus pontos fortes, os que precisam ser trabalhados e muito mais

Personificação da marca

A importância da personificação da marca para estabelecer um vínculo com o consumidor

Branding como cultura

Após desenvolver o branding, é de extrema importância que ele vire parte da cultura da marca, ou seja, que as decisões e comunicação sejam baseadas nele

Na prática

Agora é a sua vez! Você irá criar do zero o branding da sua marca, utilizando os conteúdos do programa

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Aprenda com
Profissionais de sucesso

Carlos Mach

Carlos Mach é Gerente de Branding da Farm. Formado em Comunicação e Especialista em Direção de Arte, sempre foi apaixonado por moda, e ousou ao bater de porta em porta no mercado de moda com um portfólio fictício de construção de marcas. Escolheu esta área por necessidade de desmistificar o significado do branding, que era visto como o trabalho da imagem da marca, de forma limitada, não abrangendo sua cultura.Começou a carreira como freelancer, desenvolvendo o trabalho de comunicação integrada para diferentes empresas. Em sintonia com Kátia Barros e Marcello Bastos, sócios fundadores da Farm, Carlos viu a possibilidade de utilizar o branding como um instrumento poderoso para contar a história de um ideal e manter o compromisso com a verdade da marca.

Jeito saibalá de ensinar:

Qualidade de cinema

Especialistas com diferentes pontos de vistas

Tornamos o complexo em simples

Aprenda no seu ritmo

Confira o programa completo

Módulo 01

Branding na moda: criando marcas com personalidade

  • Saiba como dar personalidade para a sua marca;
  • A importância das marcas em terem o autoconhecimento necessário para reconhecerem seu diferencial e se tornarem relevantes no mercado e, mais importante, na vida das pessoas.
  • Saber o que sua marca faz de diferente para transformar o mundo e contar sua história a partir de sua verdade, mesmo em uma sociedade que vive de superficialidades e egocentrismo, deve ser uma meta.
  • O relacionamento entre a marca e sua audiência é uma via de mão dupla, por isso, independente se você tem uma marca ou não, é necessário saber o que se tem para se colocar no lugar do outro, gerar empatia e fazer a diferença.
  • A importância do processo de personificação da marca a partir de seus valores. Para estabelecer algum tipo de vínculo e manter um relacionamento com o consumidor, faz-se necessário acreditar que a marca é uma pessoa, já que a decisão de compra fala muito sobre ambos.
  • Aplicação de um exercício importante que pode ajudar quem deseja trabalhar com construção de marcas a entender o processo na prática.
  • Carlos explica que o processo de construção de marca pode ser bastante simples, mas não simplista. Na dinâmica, é aplicada uma analogia com o mercado de moda, observando como se formam os grupos de concorrentes, provando que carregam entre si uma imagem semelhante, a qual atrai públicos em específico.
  • Na dinâmica aplicada você vai observar que é possível expandir a noção de personificação e aplicá-la tanto nas marcas, quanto na vida pessoal. Ter a capacidade de externar particularidades, crenças e valores é importante para criar um universo próprio e se posicionar diante do mercado (ou da vida).
  • A importância do profissional de branding dentro de uma marca. Você irá observar que este trabalho requer um envolvimento mais profundo com a marca, desenvolvendo sua autoestima e autoconhecimento de maneira constante.
  • A importância pensar o branding como a cultura da marca, ou seja, aquilo que a acompanha todo dia.
  • Aprender que, para realizar o trabalho de construção de marca com profundidade, um profissional de branding precisa compreender a área das Ciências Humanas, como Sociologia, Psicologia, Filosofia, Antropologia e Arte.
  • A importância da Arte Contemporânea no processo de construção de marca. Verdadeira fonte de inspiração, esta vertente do ramo artístico auxilia o profissional a desenvolver um olhar estético crítico, oferecendo a ele mais recursos para a criação do universo imagético da marca. Além disso, a Arte Contemporânea provoca questionamentos e se mostra o retrato do que está acontecendo no mundo.
  • Entender que o profissional de branding deve olhar através dos olhos do consumidor e se colocar em seu lugar para entender pensamentos, desejos e valores. Priorizar o contato, o diálogo e o aprendizado com as pessoas é um ponto positivo para quem deseja estar apto a trabalhar com marcas.
  • Analogia para explicar a grandiosidade da marca. Como em um ecossistema, ela é feita de um somatório de muitos detalhes, que convivem em plena harmonia. Você saberá que, em grandes marcas, o equilíbrio tão bem trabalhado que não é possível desmembrar as particularidades que a compõe, que juntas contribuem para que a marca ofereça as melhores sensações.
  • Os três departamentos fundamentais ajudam a traduzir o conceito da marca e transmitir o real significado da marca, que são a Arquitetura, o Design e a Comunicação.
  • A Arquitetura fala antes mesmo da marca. Ela é um convite para a apreciação do produto e influencia os funcionários, os clientes, o mercado, a cidade e o mundo. A Arquitetura desenvolve o primeiro ponto de contato de uma relação que pode vir a ser duradoura.
  • O ambiente digital fala muito sobre a marca. Carlos ensina que, assim como a arquitetura está para o corpo dessa marca, o site está para corpo digital. Da mesma forma como uma pessoa assume diferentes ambientes para se expressar, real e virtual, a marca o faz.
  • O papel da comunicação no processo de personificação da marca. Por meio dela é possível desvendar personalidade, valores e particularidades antes não visíveis. A comunicação se compara à voz da marca, auxilia na expressão das verdades da marca para o público e nutre os relacionamentos.
  • O branding atua dentro de uma marca sob a estrutura de atuação de quatro pilares fundamentais: produto/estilo, mercado/comportamento, imagem e parcerias estratégicas/Co-Branding.
  • Na moda, o branding atua nos conceitos de coleção e novas linhas de produto, onde o profissional deve pensar sobre a história que a marca precisa contar para o cliente a cada lançamento. Carlos aborda o tema exemplificando como funciona a aplicação desse trabalho na Farm.
  • Carlos apresenta o Bureau de tendência – empresas especializadas em pesquisas de tendência na área de moda – que apontam para as marcas as tendências do mercado e podem ser especializadas em temas específicos como estampas, cores, comportamento, arte etc.
  • O pilar da imagem exige comprometimento total do profissional para poder fluir bem. O branding tem uma responsabilidade enorme sobre as campanhas desenvolvidas para transmitir a imagem atual da marca, e já que alcançam um grande público, deve fazê-lo de forma consistente.
  • A importância do Co-branding, além de esclarecer que nem sempre é preciso utilizá-lo como estratégia, e sim lançar mão de parcerias, de forma que as marcas parceiras não precisem criar um novo produto. Ele apresenta alguns exemplos de marca que fizeram e fazem Co-branding com a Farm, como a Adidas e a Havaianas.
  • Carlos ensina alguns passos para obter bons resultados, a partir de sua experiência na Farm, baseados em pesquisa, personificação e avaliação. É preciso manter contato com a marca e conhecer sua história, praticando, primeiramente, um trabalho de pesquisa com todos os setores da empresa, inclusive clientes.
  • Um exercício para você pensar a marca como pessoa, internalizar esse conceito e adquirir profundidade para a construção que está por vir.
  • De acordo com a reflexão proposta na aula anterior, Carlos aponta as descrições próprias sobre a “pessoa Sundown”, que correspondem a uma menina na praia que prioriza o contato com a natureza e que valoriza o bronze da pele, com cabelo dourado, de biquíni. É uma pessoa tímida, livre e descomplicada que prefere a luz do dia, se preocupa com saúde, família, amigos. A menina Sundown do Carlos é adepta da tecnologia, ama viajar, conhecer lugares exóticos, tirar fotos e praticar esportes (sem exageros).
  • Tarefa: criar sua própria marca a partir do exercício de personificação ( marca = pessoa ) e através dessa compreensão PROFUNDA, potencializar essa essência em todas as áreas da marca.

O que dizem alunos Saibalá:

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