Para aqueles que desejam inovar na comunicação e posicionamento de uma marca ou projeto, aprender a gerar grande impacto no consumidor e com poucos gastos.
Artistas
Para quem deseja adquirir uma nova percepção sobre projetos artísticos, aprender a lidar com as adversidades que podem aparecer durante o processo criativo e expressar suas ideias com originalidade.
Designers
Para quem deseja quebrar os bloqueios criativos e aprender a construir soluções mais criativas, auxiliando na consolidação da imagem de uma marca, desenvolvimento de peças gráficas e projetos visuais.
o que você vai aprender
Aprimorar sua percepção
Como aprimorar a sua percepção e olhar crítico para o mundo.
Como encontrar inspiração
A natureza e outras formas de buscar inspiração.
Base de referências
A importância de criar uma base de referências criativas e onde encontrar boas referências.
Reinvenção
A importância de se reinventar para se destacar no mercado, buscando fugir do tradicional e ser mais criativo.
"Acredito que vivemos um período muito interessante do processo de captação de imagens, em que a libertação de vários procedimentos técnicos permite que as fotografias passem a refletir mais o olhar e experiências únicas de cada um, ao invés da sua capacidade de adquirir equipamentos muito sofisticados."
Gal Oppido é um premiado fotógrafo que desenvolve trabalhos nos campos das artes cênicas, expressões corporais, arquitetura e publicidade. Realizou exposições no Brasil e na Europa.
Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Docente da disciplina de Linguagem Visual na Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Campinas. 1979-1990
Fotógrafo do Teatro Municipal e do Balé da Cidade de São Paulo de 1989 a 1993.
Fotógrafo colaborador da Vogue Brasil, 1990-2000.
Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) 1991.
Melhor fotógrafo pelo conjunto da obra.
Prêmio “Best of Category 2001 - Printing Industries of América”. Projeto gráfico e fotografias do portfólio da Editora Gráfica TAKANO, Chicago, EUA.
Ministra curso de Linguagem fotográfica no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM-SP desde 2001.
Ministrou workshops e palestras em diversas instituições culturais.
Para conhecer mais trabalhos do Gal Oppido, confira https://www.galoppido.com.br/
Antonio Peticov
O domínio do uso da cor é uma das principais características do artista plástico paulista Antonio Peticov. Autodidata, nunca teve aulas formais de arte, mas desenvolveu uma rara consciência do que significa a atividade criativa – e da sua importância para o mundo, valorizando a capacidade de cada indivíduo de escolher o que deseja fazer.
Baixo Ribeiro
Baixo Ribeiro estudou arquitetura e urbanismo na FAUUSP (1982-86). Em 2003 fundou a Editora e Galeria Choque Cultural e tem promovido com sucesso cena da Arte Urbana no Brasil e no mundo.
Trabalha regularmente, como curador de programas de residências, vivências, seminários, intervenções urbanas e exposições no Brasil e fora, em associações com instituições, como MASP, MINC, USP, APEX, CCBB, CCBNB, SESC entre outras.
Em 2012 recebeu o Prêmio APCA (prêmio ‘revelação’ Stephan Doitschinoff, na Exposição “De Dentro Para Fora”, no MASP, São Paulo). Em 2013, o Instituto Choque Cultural foi indicado para o Prêmio Governador do Estado, como Melhor Instituição Cultural. Em 2015, o Instituto Choque Cultural recebeu o Prêmio Melhor Tecnologia Social para o Ambiente Urbano da Fundação Banco do Brasil.
Marcelo Brodsky
Marcelo Brodsky, artista visual e fotógrafo argentino, trabalhou com artes visuais durante toda sua vida. Estudou economia na Universidade de Barcelona e fez a formação em fotografia no Centro Internacional de Fotografia de Barcelona.
É um dos articuladores do Fórum e da Bienal de São Paulo-Valência, além de ser um dos sócios e fundadores do banco de imagens Latinstock, com base em São Paulo, Argentina e Espanha. É também um dos fundadores do Parque de la Memoria, em Buenos Aires, monumento construído em homenagem às vítimas da ditadura na Argentina.
Carlos Motta
"Quando pequeno, tive uma relação bem conturbada com o aprendizado. Pela família, tentei cursar direito e publicidade, mas ambos vendiam coisas em que eu não acreditava. Quando conheci Marcenaria tudo mudou e nunca tive tanta vontade de estudar. Desde então, luto pelo aprendizado associado ao prazer."
Carlos Motta é um premiado designer e arquiteto formado pela FAU/Brás Cubas. Hoje, suas peças podem ser encontradas em locais como o Palácio da Alvorada, o MAM e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Gustavo Piqueira
"Tornei-me designer gráfico quando entendi que ser designer significa ser responsável pela elaboração da linguagem visual de quase tudo. Percebi aí a oportunidade que eu teria de, através do meu trabalho, viver diversos mundos, conversar com diversas pessoas, e inserir a minha visão pessoal em diversos projetos."
À frente da Casa Rex, Gustavo Piqueira já recebeu mais de 500 prêmios internacionais de design gráfico. Sua vasta área de atuação é reflexo do modo como enxerga design: como um diálogo. Quanto mais se dialoga, mais rica torna-se a experiência profissional. Como frutos dessa postura, assistimos não apenas seu livre trânsito por todas as áreas do design gráfico, mas também a remoção das habituais fronteiras da profissão, expandindo sua atuação por ilustrações, objetos, tipografia e culminando nos 30 livros de sua autoria já publicados (que você pode conhecer clicando aqui), todos marcados pela livre mistura entre design, história, arte e literatura.
A Casa Rex já foi reconhecida, consecutivas vezes, como a melhor agência de design brasileira.
Max Pam
Fotógrafo há mais de 40 anos, Max Pam possui uma identidade única, expressada através de um mix de fotografia e autobiografia.
No aspecto fotográfico de seu trabalho, combina um interesse pela representação instantânea e o "momento decisivo" pseudo-documental, com outras formas de documentação, como imagens de pequenas lembranças, desenhos e relatos escritos de seu cotidiano.
Seu primeiro livro "Going East: Twenty Years of Asian Photography" (1992) ganhou o prestigioso prêmio europei "Prix du Livre" e seu mais recente trabalho "Atlas Monographs" (2009) recebeu o prêmio internacionnal "Photo Book Prize" de 2010, na Photoespana em Madrid.
Sergio Klepacz
Sergio Klepacz se formou em medicina pela faculdade de medicina da PUCSP em 1980. Fez residência em Psiquiatria pela Santa Casa de SP em 1982, e tornou-se Mestre em psicofarmacologia pela UNIFESP em 1987. Pós graduado senso latu em Ortomolecular desde 2003, é Diretor da clinica Totalbalance medicina integrada em SP.
André Rabanea
André Rabanea, brasileiro, foi para Lisboa com 21 anos para passar 3 meses e acabou ficando até os dias de hoje (18 anos). Fundou a Torke, que foi a mais premiada agência de marketing de guerrilha do mundo e neste período foi parte do júri dos principais festivais de criatividade incluindo Cannes, D&AD, EL OJO, ADCE, entre muitos outros. Considerado um empreendedor em série, já teve mais de 10 empresas nas áreas de inovação, disrupção e criatividade espalhadas pelo globo (Brasil, Portugal, Turquia, Bélgica e Qatar).
Em 2014 na Torkecc criou a metodologia IDEATORS, validada pela Harvard University e descrita pela instituição como uma "evolução do design thinking".
Hoje em Portugal, está focado em levar a metodologia Ideators para pessoas e empresas que procuram ser mais criativas através da co-criação.
Mario Narita
Mario Narita possui MBA pela Berlin School em Creative Leadership, formado em Propaganda e Publicidade na ECA/USP, recebeu uma bolsa de estudos no Japão pela Japan Package Design Association e trabalhou em grandes agências como: Norton, Alcântara Machado Periscinoto, Proeme, DPZ, SAO e MPM. No início de 1998, abriu a sua própria agência e ao longo da sua trajetória construiu um portfolio de inquestionável respeito.
Fred Gelli
Fred Gelli é cofundador e CEO da Tátil Design, consultoria estratégica que usa o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas, como Coca-Cola, Netflix, P&G, Natura e TIM.
Ao longo de sua trajetória de 30 anos, ele coletou mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, incluindo: iF Design Award, IDEA USA, D&AD e Cannes Lions. Participou como jurado em alguns dos mais importantes prêmios internacionais de design, como D&AD (2007), 55th Cannes Lions (2008) e Jury President no Dubai Lynx International Festival of Creativity (2016).
Sua mais recente conquista foi projetar as marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ™ e ser Diretor de Criação das Cerimônias Paraolímpicas de Abertura e Encerramento do Rio 2016 ™.
Em 2016 foi homenageado como comandante da Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura e premiado com Design Profissional pela ABP - Associação Brasileira de Publicidade. No mesmo ano, também foi considerado pela Design Week um dos 10 Designers Mais Influentes do Mundo.
Em 2014, Fred foi incluído no ranking da Fast Company das 100 Mais Criativas do mundo e a Tátil foi uma das 10 empresas mais inovadoras da América do Sul.
Há 18 anos, Gelli leciona Ecodesign e Biomimética na PUC Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais relacionados a Design, Branding e Sustentabilidade
Para conhecer mais trabalhos do Fred Gelli e Tátil Design, confira: https://tatil.com.br/
Jeito saibalá de ensinar:
Qualidade de cinema
Especialistas com diferentes pontos de vistas
Tornamos o complexo em simples
Aprenda no seu ritmo
Confira o programa completo
Confira o programa completo
Módulo 01
A natureza da inovação: biomimética para marcas e negócios do futuro
Saiba mais sobre a ciência que enxerga os fenômenos da natureza como fontes de inspiração para a criatividade;
Aprender com a natureza funcionalidades inovadoras e capazes de sobreviver a um ambiente de mercado cujas crescentes adversidades exigem constante transformação e adaptação;
Abordar no Marketing um novo pensamento que saiba entrelaçar a dinâmica dos novos tempos com os atributos da marca.
Fred Gelli traz cases de grandes marcas com as quais já trabalhou como Coca-Cola, Netflix, P&G e Natura, utilizando o design para criar conexões mais sustentáveis;
Módulo 02
Processo Criativo: a ciência por trás da inspiração
Descubra como exercitar o pensamento inovador e estimular a criatividade;
As armadilhas do processo criativo e como evitá-las;
Como utilizar as adversidades e frustrações a favor da criatividade?
A neurociência por trás da criatividade.
Em um cenário tão competitivo, como fazer para me destacar no mercado?;
Módulo 03
Olhar Fotográfico
Aprimorando sua percepção da imagem;
Como exercitar o olhar fotográfico;
Como extrair novas leituras de objetos e seus significados;
Gal Oppido, um dos mais premiados fotógrafos conta sobre sua experiência e carreira na fotografia;
Módulo 04
Ensaios Fotográficos: imagens e construção de fotolivros
Aprenda o passo a passo da construção de um ensaio fotográfico;
A importância de se colocar como um turista no ambiente fotográfico;
Descobrindo a originalidade que está dentro de você.
Max Pam, fotógrafo há mais de 40 anos, compartilha toda a sua experiência em fotografia e ensaios;
Módulo 05
Releituras de obras: a importância de referências para criações originais
A importância do exercício de releitura de obras para o treinamento do seu olhar criativo;
A importância das referências e como utilizá-las em seus projetos;
Como enriquecer a sua base de referências como artista.
Antonio Peticov, um profissional autodidata, conta sobre sua experiência como pintor, desenhista, escultor e gravurista;
Módulo 06
Arte urbana e ativismo: transformando espaços públicos através da arte
Como a arte pode transformar lugares;
O papel de museus e outras instituições artísticas na melhoria das cidades;
Distinções entre graffiti e grafite, reflexões sobre a flexibilidade dos espaços públicos e privados, explicação sobre as diversas linguagens que compõem o quadro contemporâneo da arte urbana.
Baixo Ribeiro, fundador da editora e galeria Choque Cultural, compartilha sua visão sobre o papel da arte na construção de um espaço público melhor;
Módulo 07
Ativismo na fotografia: transformando imagens em críticas
A arte como forma de expressão e crítica;
Entenda o processo de ressignificação de fotografias que ocorre através de recursos como intervenções artísticas nas imagens;
Construção de um arquivo pessoal de imagens.
Marcelo Brodsky, artista visual e fotógrafo argentino, sócio fundador do banco de imagens Latinstock, compartilha os projetos que participou e sua visão sobre o papel da arte na sociedade;
Módulo 08
Conceitos de design: a simplicidade na criação de peças
Explorando conceitos e técnicas do mundo do design gráfico;
Panorama do mundo do design gráfico;
Aprender como o design pode permear a arte e como o ativismo ambiental pode transformar a sua carreira;
Carlos Motta, um design premiado, conta sobre sua trajetória e processo de formação de carreira;
Módulo 09
Design gráfico: exercícios para elaboração de linguagem visual
O guia de sobrevivência para um designer gráfico;
Como lidar com as limitações técnicas, sejam elas de verba, prazo ou outros impedimentos;
A importância de conhecer o público final para a definição de elementos que componham o projeto gráfico;
Como ter um olhar crítico para o próprio trabalho, o que é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.
À frente da Casa Rex, considerada diversas vezes como a melhor agência de design do mundo, Gustavo Piqueira já recebeu mais de 500 prêmios internacionais de design gráfico e compartilha sua experiência na área.
Módulo 10
Identidade visual e o processo límbico: a conexão emotiva entre marcas e consumidores
Aprenda a se conectar emocionalmente com o seu consumidor e cultivar clientes apaixonados pela sua marca.
Fundamentos para a construção de uma identidade visual marcante;
Como trabalhar o posicionamento de marca, produto ou serviço perante os diferentes públicos.
Aprenda os 4 pilares do processo límbico através dos cases da Ambev, Dona Benta, Quaker, entre outros;
Módulo 11
Marketing de Guerrilha: ideias disruptivas que geram muito mais resultados
Aprenda com André Rabanea a metodologia Ideators, validada e descrita como “revolução do Design Thinking” pela universidade de Harvard.
Como fugir do senso comum e atingir os melhores resultados possíveis;
Acompanhe as ideias por trás de cases realizados para os canais FOX, Kibon, Rexona, Peugeot, Câmara de Lisboa, entre outros.
Como realizar divulgações gigantescas sem investir a verba requerida por veículos de mídias tradicionais;
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