Minha Conta

Menu

Área do Cliente

Carrinho

Nenhum produto no carrinho.

Ensaios fotográficos

narrativa e discurso em um conjunto de imagens
Presentar
Categoria:

Transforme seu aprendizado em uma jornada!

Os cursos da Saibalá foram organizados em um formato mais completo e engajador. Conheça a nossa jornada de aprendizado.

O mercado de cursos oferece hoje uma ampla gama de opções para quem procura especialização. Mas como fazer a melhor escolha para seu tempo e investimento? Com o objetivo de oferecer uma experiência de ensino mais completa e engajadora, a Saibalá reuniu seus cursos em unidades interconectadas.

Nasceram, assim, as jornadas de aprendizado. Desenvolvidas com técnicas inovadoras, as nossas jornadas são comandadas por profissionais experientes e treinados para oferecer uma visão ampla e objetiva sobre sua área de interesse, com o dinamismo que você precisa.

Impulsione sua carreira com conteúdo de alta qualidade e um formato adaptado à sua rotina!

O que você vai aprender:

Conclua o curso e saiba como um ensaio fotográfico é desenvolvido

No mundo atual, no qual todos têm acesso a uma câmera e milhares de fotografias são produzidas diariamente, fazer apenas uma boa imagem deixou de atestar o caráter de profissionalismo atribuído a um fotógrafo.
Nesse contexto, a questão da edição passa a ser fundamental, e fica evidente que somente quem souber editar seu material atingirá o status de produzir uma obra e de ser, de fato, autor.

É aqui que os ensaios fotográficos entram como uma ferramenta de discurso aprofundado de um fotógrafo: um conjunto de imagens com unidade temática e formal, que através de uma narrativa, expressam o olhar, os pontos de vista e as críticas de um artista.

Nesse curso, entenda a teoria de produção de um ensaio fotográfico, e acompanhe o fotógrafo, professor e produtor cultural Iatã Cannabrava em um exercício prático realizado no Capão Redondo, zona sul de São Paulo, no qual explora todas as peculiaridades e dificuldades que envolvem esse tipo de trabalho.

Para quem?

Para quem gosta de fotografia e quer saber mais sobre como realizar um ensaio fotográfico e a edição de imagens, esse curso dá um panorama de ambas as coisas.

Fotógrafos

Quem gosta de ficar por trás dos cliques, saber como organizar um ensaio e editar as fotos para um melhor resultado final, o curso é feito para você.

Modelos

Para modelos, em especial as fotográficas, entender mais sobre o como funciona um ensaio fotográfico pode esclarecer muitas dúvidas antes de participar de um.

Editor de imagens

Quem gosta ou trabalha com edição de fotos, o curso dá dicas de como tornar o resultado final ainda melhor.

Veja o que nossos alunos falam

Conheça o professor

Iatã Cannabrava

Iatã Cannabrava é fotógrafo, curador e agitador cultural. Atualmente desenvolve trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles. Tem dois livros publicados: Casas Paulistas (2000) e Uma Outra Cidade (2009). Suas fotografias integram as coleções Pirelli/Masp, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva e MAM/São Paulo, e estão publicadas em oito livros de autoria coletiva. É coordenador do Festival Internacional de Fotografia de Paraty e do Fórum Latino- Americano de Fotografia de São Paulo.

PREPARAMOS UM CURSO QUE ABORDA DE FORMA PRÁTICA A EXECUÇÃO DE UM ENSAIO FOTOGRÁFICO

Confira tudo o que você vai aprender:

Ensaios Fotográficos: narrativa e discurso em um conjunto de imagens

Realizar um ensaio fotográfico pode ser mais difícil do que parece? Descubra com esse curso!

  • Fotógrafo há mais de 30 anos, Iatã Cannabrava apresenta o escopo de seu trabalho e utiliza o seu primeiro ensaio fotográfico, “Pagode Russo”, feito em Moscou em 1985, para explicar a definição e os conceitos de ensaio fotográfico, de maneira a diferenciá-lo de um simples conjunto de boas fotografias.
  • Após escolher um tema e uma forma para o ensaio fotográfico, é preciso determinar o jeito de pensar sobre essa forma. Veja quais são os elementos que influenciam o olhar do fotógrafo e, consequentemente, a abordagem do assunto retratado.
  • Ao folhear o fotolivro “Illuminance”, da fotógrafa japonesa Rinko Kawauchi, Iatã discute as funções e o destino que se costuma dar a um ensaio fotográfico, explica como se faz a leitura de um ensaio, e destaca o tema e as narrativas extraídas das sensações despertadas pelas imagens presentes no livro.
  • Em “Uma outra cidade”, trabalho autoral em que retrata as periferias das grandes cidades latino americanas, Iatã faz um contraponto ao ensaio sensorial de Rinko Kawauchi, abordando o tema e a construção das ideias de maneira mais objetiva.
  • Através do ensaio fotográfico “Paris, New York, Shanghai”, do holandês Hans Eijkelboom, membro da Agência Magnum, Iatã exemplifica a questão do discurso escolhido pelo fotógrafo para narrar o tema proposto.
  • Em seu atelier, Iatã faz uma reflexão a respeito do equipamento como extensão da produção de um ensaio fotográfico, ressaltando a relação entre criação e domínio sobre o emocional e o racional, incluindo aí a importância de o fotografo conhecer o seu instrumento de trabalho.
  • Acompanhe Iatã em um exercício prático na comunidade do Capão Redondo, e veja de perto como funciona a dinâmica e o processo de um ensaio fotográfico, começando pela busca de um caminho narrativo que permita ao fotógrafo fazer o seu discurso.
  • Treinar o olhar para elementos e símbolos característicos desse espaço, na procura de alguma relação entre eles que possa se configurar em um discurso sobre a periferia da cidade.
  • A primeira etapa da edição do ensaio começa pela seleção das imagens captadas no Capão Redondo, assim como pela escolha de determinados recursos de manipulação e tratamento que reforcem o conjunto do trabalho através da unidade formal.
  • Antes de tratar as fotos com um filtro de filme, Iatã explica porque a manipulação e o tratamento de imagens já são questões bem resolvidas no meio fotográfico, principalmente quando se leva em consideração o processo de realização de um ensaio e a elaboração de um discurso.
  • Depois das etapas de roteiro ou de reflexão sobre o tema, e também da captação das imagens, com todos os percalços encontrados durante o processo, chega a etapa final da elaboração de um ensaio fotográfico: a edição.
  • Tarefa: produzir um ensaio fotográfico, com unidade temática e formal, aplicando os conceitos aprendidos durante o curso. Conte uma narrativa e elabore um discurso que expresse o seu ponto de vista a respeito de determinado tema, pela edição de um conjunto de 12 a 20 fotografias. Descreva sua ideia, abordagem e experiência com o projeto realizado.

Ensaios fotográficos

narrativa e discurso em um conjunto de imagens
Presentar
Categoria:
Falar com a Saibalá