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Identidade visual e o Processo Límbico

a conexão emotiva entre marcas e consumidores
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O que você vai aprender:

Se você se interessa por Design de Embalagens e quer saber como se comunicar de forma mais poderosa e eficiente com os consumidores através de uma linguagem visual assertiva, este é o seu curso.

Mario Narita, diretor responsável pela Narita Design & Strategy, divide sua experiência de 40 anos no mercado de comunicação e apresenta o Processo Límbico – uma metodologia que busca tornar a comunicação visual mais efetiva através da compreensão das emoções e sentimentos das pessoas.
O curso é dividido em 17 aulas online, que abordam o mercado e o processo de compra, exemplificando, com diferentes cases, os 4 pilares do Processo Límbico para conhecer melhor o comportamento dos consumidores e estabelecer comunicações mais verdadeiras.

– Conheça um pouco da trajetória profissional de Mario Narita e confira suas principais dicas para os profissionais que estão começando suas carreiras no mercado;
– Através de um passeio de Narita no supermercado, descubra o papel fundamental das embalagens para a localização de produtos, e veja quais tipos de informação são percebidos à longa, média e curta distância;
– Saiba quais os principais fatores que levaram ao desenvolvimento do Processo Límbico para a criação da identidade visual de produtos, entre eles, a inquietação em relação aos métodos tradicionais de pesquisa com consumidores, entendendo como o método Límbico se distingue das abordagens mais conhecidas como, por exemplo, o focus group;
– Conheça, através dos cases da Ambev, Dona Benta, Quaker, entre outros, os 4 pilares do Processo Límbico: entender o consumidor como ser humano, escolher a melhor técnica para revelar as emoções do consumidor, analisar com cuidado os dados coletados e definir a mensagem ideal para atingir a emoção do consumidor;
– Confira entrevistas com a psicóloga Cláudia Gonçalves e o antropólogo visual Franklin Lopes, e entenda o valor de técnicas de pesquisa como a constelação e a antropologia visual para a compreensão mais profunda do comportamento do consumidor;

Conclua o curso e saiba como usar a comunicação visual mais próxima das pessoas.

Para quem?

A utilização da comunicação visual é essencial, contudo, quando se cria uma maior proximidade e relação com o usuário, ela se torna ainda mais poderosa. Esse curso é para quem quer potencializar a assertividade de comunicação.

Designers

Entender a forma de criar um laço com o usuário por meio da construção de uma identidade visual ou projeto gráfico.

Comunicadores

Para que a comunicação seja efetiva, é preciso conhecer o consumidor. O curso ensina técnicas, que podem ajudar na criação de brand personas, além de mudanças visuais em produtos e embalagens.

Pesquisa de consumo

Para quem trabalha levantando dados sobre o consumidor, o curso ajuda a dar um outro olhar por meio de outras metodologias, como o Processo Límbico.

Identidade visual e o Processo Límbico

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Conheça o professor:

Mario Narita

Mario Narita possui MBA pela Berlin School em Creative Leadership, formado em Propaganda e Publicidade na ECA/USP, recebeu uma bolsa de estudos no Japão pela Japan Package Design Association e trabalhou em grandes agências como: Norton, Alcântara Machado Periscinoto, Proeme, DPZ, SAO e MPM. No início de 1998, abriu a sua própria agência e ao longo da sua trajetória construiu um portfolio de inquestionável respeito.

PREPARAMOS UM CURSO QUE ABORDA DE FORMA PRÁTICA O PROCESSO LÍMBICO

Confira tudo o que você vai aprender:

Identidade Visual e o Processo Límbico: a conexão emotiva entre marcas e consumidores

Um curso que abordao o Processo Límbico, metodologia para melhor conhecer o usuário e potenciar a comunicação com ele.

  • A diferença de abordagem entre um designer comercial e um designer artista, contando qual das opções escolheu para seu rumo profissional.
  • Quatro pontos importantes para a jornada profissional: fazer coisas que te deixem interessado, o benefício da disciplina, a importância de ter um propósito maior e ter persistência.
  • A embalagem é a identidade do designer, pois ela fala por ele no mundo.
  • A facilidade trazida pela tecnologia do computador para o trabalho do designer, que hoje pode ser feito com maior rapidez.
  • O papel fundamental das cores das embalagens para a localização dos produtos.
  • 4 pontos que o levaram a desenvolver o “Processo Límbico” para criar a identidade visual dos produtos.
  • Entender o consumidor como ser humano.
  • Conceitos básicos sobre o funcionamento do cérebro, abordando algumas diferenças entre os estados consciente e inconsciente, entre elas a absorção e a reação a diferentes estímulos por cada um deles.
  • Cases da Ambev e da Quaker, como a utilização das cores e ícones nas embalagens podem facilitar a orientação do consumidor e guiar sua atenção.
  • Escolher a melhor técnica para revelar as emoções do consumidor. Ao comentar sobre essa etapa de investigação, através do primeiro impacto que a embalagem causa nas pessoas, ele explica o peso que tem o sentido da visão na experiência humana.
  • A técnica de constelação, que simula situações através de bonecos ou pessoas para analisar as relações entre as partes envolvidas em uma questão, pode ser usada dentro de empresas para ajudar a entender o comportamento entre marcas e consumidores com diferentes produtos.
  • Antropologia Visual: comportamento pode ser examinado a partir do universo visual e material das pessoas e seus pertences.
  • O case o quarto de um adolescente, e mostra como não apenas os pertences das pessoas falam sobre elas mesmas, mas a relação e a história de como os adquiriram também podem dizer muito.
  • O case da Dona Benta para ilustrar como a aplicação de referências extraídas dos ambientes observados permitiu criar embalagens que trouxeram a tona lembranças e emoções dos consumidores.
  • Analisar com cuidado os dados coletados. Como um exemplo da relevância de uma boa análise, ele compara os resultados de uma pesquisa que contrapôs o método límbico com um método tradicional de pergunta e resposta.
  • Definir a mensagem ideal para atingir a emoção do consumidor. Como um exemplo de prática útil para cumprir esse objetivo, ele fala sobre a importância de usar uma palavra-chave para guiar a criação da identidade de um produto.
  • A importância da comunicação efetiva: o emissor conseguir fazer com que o receptor entenda a mensagem.

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