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Projetos culturais

planejamento para iniciantes
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Transforme seu aprendizado em uma jornada!

Os cursos da Saibalá foram organizados em um formato mais completo e engajador. Conheça a nossa jornada de aprendizado.

O mercado de cursos oferece hoje uma ampla gama de opções para quem procura especialização. Mas como fazer a melhor escolha para seu tempo e investimento? Com o objetivo de oferecer uma experiência de ensino mais completa e engajadora, a Saibalá reuniu seus cursos em unidades interconectadas.

Nasceram, assim, as jornadas de aprendizado. Desenvolvidas com técnicas inovadoras, as nossas jornadas são comandadas por profissionais experientes e treinados para oferecer uma visão ampla e objetiva sobre sua área de interesse, com o dinamismo que você precisa.

Impulsione sua carreira com conteúdo de alta qualidade e um formato adaptado à sua rotina!

O que você vai aprender:

O curso é para quem é apaixonado por cultura e quer entender o processo de planejamento de projetos culturais, desde a sua concepção até a submissão em editais.

Se você se interessa por cultura e tem vontade de saber mais sobre o planejamento e a elaboração de projetos culturais, este é o seu curso.

Cris Olivieri, advogada e consultora da área de cultura, traz uma discussão a respeito dos princípios básicos da elaboração de projetos culturais, abordando tanto questões importantes de planejamento quanto a própria redação dos projetos para submissão em editais públicos e privados.
O curso é dividido em 13 aulas online, que apontam como determinadas práticas de organização e comunicação podem aumentar as chances de aprovação financeira de um projeto cultural e de seu sucesso durante as fases de execução e gestão.

– Veja por que é preciso entender exatamente quais são as demandas estipuladas por um edital, desde suas regras e pré-requisitos até o alinhamento do projeto em relação à área de atuação do patrocinador ou à proposta oferecida pelo poder público, para que o projeto possa ser adequado de acordo com o ponto de vista e a necessidade de diferentes interlocutores;
– Entenda por que clareza e objetividade são fundamentais na redação de uma proposta de projeto cultural, e aprenda quais são as principais práticas de comunicação a serem seguidas para transmitir sua ideia na forma de texto, a partir do ponto de vista de quem vai ler o projeto;
– Veja exemplos de como projetos contendo orçamentos detalhados, modulares e atrelados à realidade, além da previsão de variáveis e acontecimentos futuros possuem maiores chances de atingir seu objetivo final e de garantir que o artista consiga executar sua ideia da melhor maneira possível;
– Saiba por que é preciso encarar o planejamento de um projeto como um processo sujeito à alterações, e entenda como o domínio do orçamento e a antecipação do inesperado fazem parte da função do gestor de projetos culturais;

Para quem?

O curso é para quem gosta de cultura e quer entender mais sobre os bastidores da criação de um projeto cultural.

Amantes da cultura

Para quem gosta de cultura, a visão de como desenvolver um projeto cultural é interessante para quem gosta e, talvez, pretenda trabalhar com isso.

Eventos

Para quem trabalha com eventos, em especial os culturais, o curso ajuda a dar um outro panorama sobre o processo de criação de projetos culturais.

Veja o que nossos alunos falam

Conheça o professor

Cris Olivieri

Advogada com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais pela ECA-USP e Mestrado em política cultural pela ECA-USP. Master em Administração das Artes pela Universidade de Boston (USA), com bolsa Virtuose do Ministério da Cultura.

Diretora da Olivieri e Associados Advocacia, atuando na área de consultoria para cultura, comunicação e entretenimento há 30 anos. Co-autora do Guia Brasileiro de Produção Cultural, editado desde 2007, e última edição “Cidades” em 2016, e autora do livro “Cultura Neoliberal – Leis de incentivo como política pública de cultura”. Integrante do Fórum Brasileiro de Direitos Culturais e da Comissão das Artes da OAB/SP.

PREPARAMOS UM CURSO QUE ABORDA DE FORMA PRÁTICA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CULTURAL

Confira tudo o que você vai aprender:

Projetos Culturais: planejamento para iniciantes

Para quem pensa em trabalhar com cultura, o entendimento do planejamento de um projeto cultural é um ótimo ponto de partida.

  • Cris Olivieri é uma advogada que passou a se envolver com vários projetos culturais, desde peças de teatro a grandes shows em estádios de futebol, e entendeu que independente da proporção do projeto, eles tem que seguir uma sequência lógica de processos que facilitem a gestão e administração.
  • O planejamento não é um inibidor criativo. É uma ferramenta que pode levar o nível da criatividade a um patamar de excelência que na maioria das vezes não chega.
  • A gestão antecipada do projeto permite ao criativo uma posição muito mais confortável para executar suas ideias.
  • O ideal é que o projeto seja entendido a partir dois primeiros parágrafos. Se ele não estiver bem feito no papel, ficará muito difícil de a ideia ser aprovada.
  • A importância de anexar tudo que fortaleça a proposta do projeto, como: currículo, cases de sucesso, detalhes especiais, depoimentos positivos.
  • Identificar quem é o interlocutor, pois ele influenciará diretamente a aprovação do projeto.
  • Saber qual a proposta que a empresa contratante precisa representar serve como guia na hora de escrever o projeto.
  • A construção de um orçamento deve ser extremamente detalhada, visto que, dentro do projeto tudo é custo.
  • A melhor forma de se desenvolver uma estimativa de valor.
  • Necessidade de criar um orçamento detalhado, com a realidade de cada projeto.
  • Fatores considerados na hora de criar uma precificação.
  • Cronograma tático para que tudo seja concluído em seu determinado tempo.
  • Avaliar todos os riscos que podem acontecer, e para isso, além do planejamento modular, é preciso ter uma equipe também empenhada na causa.
  • A importância de saber lidar com imprevistos.
  • Obrigatoriedades que o projeto precisa ter para ser apresentado.
  • Leis de incentivo e gestão cultural.
  • Entender um pouco mais sobre o mundo do editais públicos e privados.
  • Como se atentar aos detalhes na hora de participar de algum edital.
  • A leitura do edital precisa ser feita com bastante cautela, pois você precisa aceitar o que está sendo oferecido para ser realizado.
  • Exercício que reforçará o aprendizado e te dará mais confiança e controle quando realmente precisar entregar um projeto para um edital real.

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Falar com a Saibalá