Trata-se de um ensaio fotográfico que passeia pelo Edifício São Pedro o primeiro prédio erguido na orla de Fortaleza. A edificação – construída na década de 1950 – num passado não tão distante abrigou o Iracema Plaza Hotel, o antigo restaurante Panela e foi ponto de encontro da alta sociedade da capital cearense.
Hoje o prédio está completamente deteriorado, com rachaduras no reboco, pintura gasta e fachada carcomida, num cenário de completo abandono. No entanto, sua estrutura ainda abriga histórias reais, de moradores proprietários que ainda vivem ali. São quatro famílias e um funcionário zelador que resistem sozinhos à especulação imobiliária e às ameaças de despejos em um prédio de sete andares desfigurado pelo tempo.
O ensaio vagueia não apenas pela sua curiosa arquitetura, mas também pelo seu entorno e por alguns de seus corredores pouco iluminados, onde é possível encontrar vestígios deixados por antigos moradores. Também entra em apartamentos onde dialoga um pouco com o cotidiano das famílias que ainda residem no prédio.
A escolha do tema se deu por uma curiosidade pessoal. O prédio tem um valor histórico e afetivo para quem frequentou a boêmia Praia de Iracema nas décadas de 50 e 60. Sua arquitetura e seu estado atual de abandono chamam a atenção de quem passa pela avenida Historiador Raimundo Girão (via que dá acesso a pontos turísticos e culturais importantes da cidade). Poucos sabem que ali ainda moram pessoas.