PARTE 01 – REFERÊNCIAS VISUAIS E ESCOLHA DE ELEMENTOS
OBJETIVO: Desenvolver um produto com design biomimético, explorando as atribuições de cada forma. Os elementos escolhidos a serem estudados foram:
– Heliconia Rostrata (também conhecida como bananeira-do-brejo e papagaio): “é uma planta tropical, da família botânica Heliconiaceae. O tipo de inflorescência desta planta é incomum relativamente às outras helicônias. São inflorescências pendentes, e o comprimento varia com o número de flores. As brácteas de cores vermelho, verde e amarelo, envolvem e protegem as flores, muito vistosas, de intenso e exuberante colorido e, na maioria das vezes, com tonalidades contrastantes.”
– Pelicano: “O pelicano é uma ave da ordem dos pelecaniformes, família Pelecanidae. A sua principal característica é o longo pescoço que contém uma bolsa na qual armazena o alimento. Assim como a maioria das aves aquáticas, possui os dedos unidos por membranas. Os pelicanos são encontrados em todos os continentes, excepto na Antártida.
Eles podem chegar a medir 3 metros de uma asa a outra e pesar 13 quilogramas, sendo que os machos são normalmente maiores e possuem o bico mais longo do que as fêmeas. Pratica uma dieta restrita aos peixes e também outros animais aquáticos, como estrelas-do-mar e crustáceos, que captura com o seu bico, que serve como uma “rede de pesca”.”
DESAFIO EXTRA: Além das formas “artísticas” no design, utilizar dos materiais envolvidos na criação do produto. Criar o produto a partir dos materiais utilizados no design.
MOTIVO DA ESCOLHA DOS ELEMENTOS: Na busca por elementos não explorados, encontrei certa semelhança e individualidade clara entre os mesmos. São elementos completamente diferentes, o que torna mais divertido este projeto.
Nesta primeira fase, compartilho com vocês minhas referências.
Aguardem! 🙂