A Softplan é uma empresa de tecnologia que comercializa soluções para mercados específicos de negócio, construção civil, judiciário e órgãos públicos de maneira geral. A 1ª opção para capacitar os clientes que adquiriam suas soluções sempre foi pelo ensino presencial, o que, por vezes, se mostrava difícil de ser realizado por uma série de fatores: um número cada vez maior de usuários (muitas vezes divididos espaço-temporalmente); necessidade de uma implantação rápida do sistema (que não poderia acontecer sem que todos os usuários tivessem treinados); necessidade de muitos instrutores; recursos financeiros (viagens, deslocamentos e diárias de instrutores e de clientes); sem falar nas necessidades futuras de revisão de conceitos nos primeiros tempos de uso do sistema bem como para reciclagem ou para capacitação de novos servidores (turnover).
Para atender às novas demandas e necessidades dos clientes a Softplan vem propondo um “blend” em suas capacitações: uma das ofertas mais aplicadas é a capacitação presencial de usuários-chaves da solução – que se tornam multiplicadores e referência para outros usuários – que são então capacitados em cursos on-line que possuem o conteúdo idêntico ao apresentado na capacitação presencial e agregam vantagens como poder rever as aulas sempre que desejarem.
O design thinking é livremente praticado em cada uma das ofertas de capacitação: identificamos os perfis dos alunos; analisamos a viabilidade (inclusive financeira) da aplicação das diversas metodologias educacionais, entre outras ações contando para isso com a colaboração de todos os envolvidos no projeto: cliente, usuário, stakeholders, entre outros.