Projeto Robô educacional livre
Este projeto educacional esta sendo elaborado para desenvolver com estudante de uma rede particular utilizando recursos de uma sala maker disponibilizada pela escola.
JUSTIFICATIVA:
A tecnologia vem se tornando uma ferramenta muito importante para a criação da robótica educacional, trazendo inúmeras informações necessárias para o crescimento do indivíduo no seu ambiente educacional. Envolvendo a comunidade escolar para que escola e comunidade se unam.
Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, artes, etc., (trabalhar de forma prática conceitos trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas). Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos. Motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento. Estimular a criatividade tanto na concepção das maquetes, como no aproveitamento de materiais reciclados. Desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos.
OBJETIVO:
Criar um ambiente de aprendizagem que venha auxiliar o educando na construção dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, favorecendo a interdisciplinaridade e integração de conceitos de diversas áreas como Linguagem, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas
DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA:
Para a realização do projeto, serão realizados encontros semanais incluídos nas atividades complementares, com duração de 4 horas cada um, em formato de oficinas. Esses encontros serão realizados em um espaço específico e organizado de acordo com as necessidades do trabalho a ser desenvolvido em uma sala Maker.
O trabalho está dividido em duas partes: Primeiro os conceitos e fundamentação, onde os participantes desenvolvam habilidades e competências ligadas à noção espacial, pensamento matemático e à lógica, necessária nos processos de construção de estruturas . Na segunda parte ocorrerá a prática, através da construção/montagem de circuitos, explorando algumas propriedades da corrente elétrica, circuitos elétricos simples , dispositivos/estruturas utilizando a plataforma Arduíno para a criação e configuração do software para desenvolver todas as ações.
Para isso será solicitado que os participantes tragam materiais de sucata e lixo eletrônico para iniciar o projeto.
Ações:
Todas as ações descritas abaixo serão desenvolvidas de acordo com o nível de cada grupo envolvido no projeto:
– Acessar o software Arduíno baixado em um notebook disponibilizado pelo professor, explorando as atividades básicas e avançadas de acordo com o nível de cada participante.
– Explorar os softwares para trabalhar com a linguagem de programação:
– Construir um circuito de massinha de modelar. Aproveitamento da flexibilidade da massinha de modelar para montar diferentes circuitos explorando algumas propriedades da corrente elétrica.
– Construir um circuito elétrico simples e um circuito elétrico em série ou paralelo, com leds.
– Construção de carrinhos (aparatos robóticos) com sucatas eletrônicas.