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Mão na massa no Fab Lab

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Projeto Robô Educacional Livre

Projeto Robô educacional livre

Este projeto educacional esta sendo elaborado para desenvolver com estudante de uma rede particular utilizando recursos de uma sala maker disponibilizada pela escola.

JUSTIFICATIVA:
A tecnologia vem se tornando uma ferramenta muito importante para a criação da robótica educacional, trazendo inúmeras informações necessárias para o crescimento do indivíduo no seu ambiente educacional. Envolvendo a comunidade escolar para que escola e comunidade se unam.
Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, artes, etc., (trabalhar de forma prática conceitos trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas). Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos. Motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento. Estimular a criatividade tanto na concepção das maquetes, como no aproveitamento de materiais reciclados. Desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos.

OBJETIVO:
Criar um ambiente de aprendizagem que venha auxiliar o educando na construção dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, favorecendo a interdisciplinaridade e integração de conceitos de diversas áreas como Linguagem, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas

DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA:
Para a realização do projeto, serão realizados encontros semanais incluídos nas atividades complementares, com duração de 4 horas cada um, em formato de oficinas. Esses encontros serão realizados em um espaço específico e organizado de acordo com as necessidades do trabalho a ser desenvolvido em uma sala Maker.
O trabalho está dividido em duas partes: Primeiro os conceitos e fundamentação, onde os participantes desenvolvam habilidades e competências ligadas à noção espacial, pensamento matemático e à lógica, necessária nos processos de construção de estruturas . Na segunda parte ocorrerá a prática, através da construção/montagem de circuitos, explorando algumas propriedades da corrente elétrica, circuitos elétricos simples , dispositivos/estruturas utilizando a plataforma Arduíno para a criação e configuração do software para desenvolver todas as ações.
Para isso será solicitado que os participantes tragam materiais de sucata e lixo eletrônico para iniciar o projeto.
Ações:
Todas as ações descritas abaixo serão desenvolvidas de acordo com o nível de cada grupo envolvido no projeto:
– Acessar o software Arduíno baixado em um notebook disponibilizado pelo professor, explorando as atividades básicas e avançadas de acordo com o nível de cada participante.
– Explorar os softwares para trabalhar com a linguagem de programação:
– Construir um circuito de massinha de modelar. Aproveitamento da flexibilidade da massinha de modelar para montar diferentes circuitos explorando algumas propriedades da corrente elétrica.
– Construir um circuito elétrico simples e um circuito elétrico em série ou paralelo, com leds.
– Construção de carrinhos (aparatos robóticos) com sucatas eletrônicas.

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