Criação da identidade verbal e visual da marca
Antes da iniciação deste plano não existia Pedro Tati Art, mas sim duas diferentes formas de chamar este negócio que se concretizavam e se registravam nas mídias sociais em que se faziam presente. Eram elas: Traços de Pedro Tati e Pedro Tati Arte.
Em vista de criar uma identidade coerente com os objetivos do negócio é necessário construir uma identidade verbal e visual que atenda ao propósito, essência e posicionamento da marca.
Nome ou Naming: a identidade verbal da marca
Segundo Joan Costa (apud Cameira, 2016), uma marca é um signo sensível composto por aspectos visuais e verbais. Para ele o aspecto verbal é o que dá sentido e marca a existência da marca, pois o que não se pode denominar não existe. Nesta linha de pensamento complementa Wheeler (2012), um nome bem escolhido é um ativo de marca fundamental e está sempre trabalhando, por esse motivo, precisa ser de fácil entendimento, pronunciação e memorização.
Com base nisso e no contexto em que se encontra a Pedro Tati Art antes do início deste trabalho, identificamos que não existia marca, pois não existia nome. Não existia uma identidade.
A fim de atender ao objetivo deste plano de construção de marca, em parceria com o artista foram definidas duas marcas totalmente interrelacionadas e que pretendem caminhar juntas com mesmo posicionamento e valor. São elas: Pedro Tati e Pedro Tati Art. A primeira, aquela que se manifesta como do artista, em suas assinaturas; a segunda, por sua vez, aquela que se manifesta nas diferentes mídias, principalmente digitais, como significado da presença do artista no meio.
A primeira, definiu-se de maneira bastante simples, pois precisava ser a assinatura do artista, que por sua vez, não têm como intenção utilizar-se de pseudônimos ou qualquer outro registro que não seja seu próprio nome.
A segunda definiu-se mediante o desejo do artista de manter sua comunicação enquanto pessoa física e enquanto pessoa jurídica separadas. De forma prática, isto significa que Pedro deseja manter diferentes mídias digitais para atender suas necessidades pessoais e de negócios. Assim começou o processo de definição de uma segunda marca, aquela que se manifestaria nas mídias digitais, carregando sua arte para além das fronteiras do mundo físico e das assinaturas nas obras.
Até aquele momento havia duas diferentes propostas Traços de Pedro Tati e Pedro Tati Arte que se materializavam em diferentes mídias digitais, Facebook e Instagram respectivamente. Analisando-as de forma comparativa aos objetivos do artista e as possibilidades de expansão do negócio chegou-se a proposta Pedro Tati Art, que carrega o nome do artista Pedro Tati e o termo Art (Arte, em inglês), que propõe uma clara identificação acerca de sua proposta de negócio além de ser de fácil pronúncia, memorização e entendimento devido a proximidade fonética e escrita ao termo arte.
Design: a identidade visual da marca
O aspecto visual da marca, afirma Costa (apud Cameira, 2016), tem como função posicioná-la no espaço visual para que esta se torne conhecida por além do espaço audível, onde o nome cumpre sua função. No entanto, este trabalho não tem como função construir a proposta da marca em seu espaço visual, mas sim fornecer se não todas, a maior parte das informações necessárias para que a materialização da marca Pedro Tati Art no espaço visual reflita sua essência, proposta de valor e posicionamento.
Segundo Marco Antônio Rezende (apud Cameira 2016), ex-diretor do escritório de design Cauduro/Martino de notável importância na história e no cenário do campo da identidade visual no Brasil na década de 60 , este o processo de construção e desenvolvimento de uma identidade visual divide-se em quatro grandes etapas: pesquisa e definição de diretrizes, criação da nova linguagem visual, desenvolvimento de novas mensagens visuais e normalização e padronização da identidade visual criada.
Assim, toda a proposta estratégica contida neste documento deve ser utilizada como material de pesquisa e de definição de diretrizes que sirvam de embasamento para a criação de uma linguagem e mensagens visuais que a materializem no espaço visual suportando-a estrategicamente em sua execução e eficácia.
(Trecho do TCC em construção Estratégia de Marca para a Pedro Tati Art)