Olá pessoal, gostaria de compartilhar com vocês um pouco do meu processo e os resultados a que cheguei. Ficarei grato com opiniões.
Bom, fui um pouco afoito e vi todas as aulas de uma vez só. Por isso, fui direto à leitura completa do texto e fiz anotações que serviram de base para a criação de todas as capas. Decidi que tentaria costurar a confusão psicológica que cerca a personagem à aparente tranquilidade com que encara a maior parte de seus problemas. O grande barato da narrativa é o mistério por trás das decisões e atitudes da protagonista. Ela aparece sendo levada pelo rumo dos acontecimentos, sem grande ambição ou inteligência. Mas, por outro lado, há um pouco de sabedoria na forma como encara suas desgraças e limitações. Seria muito superficial enfatizar somente o sofrimento ou sua aparente ignorância.
Algumas palavras-chave que orientaram a criação:
repetição
sombra
isolamento / não capta sentido
serenidade / tranquilidade
religião / fé
vapor azul
papagaio gigantesco planando
quarto misto de capela e bazar
mulher autômata / mulher de madeira
Também, pesquisei as capas já existentes e vi que a imagem do papagaio e da protagonista aparecem em quase todas as edições. Procurei evitar essas imagens no início, mas no final acabei resgatando-as em algumas opções. Isso é o que mais está me incomodando. Talvez, eu tenha chegado a soluções um pouco óbvias e repetido demais algumas imagens. De qualquer forma, experimentarei mais um pouco.